Povo Entre Serras: As Mudanças no Contexto Educacional após Processo de Estadualização das Escolas Indígenas de Pernambuco

Autores

  • Antonia Marina Pereira dos Anjos
  • Flaviana Monteiro de Carvalho
  • João Luiz da Silva Instituto Federal de Educação Sertão de Pernambuco Campus Floresta

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Educação Indígena, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho trata da educação escolar indígena desde o modelo colonizador até o processo de estadualização, retratando as conquistas garantidas no decorrer deste processo, como também as mudanças sucedidas desde que as instituições de ensino passaram a ser administradas pelos educadores do Povo. O grande foco é dado ao modelo de gestão escolar, a educação escolar imposta e os direitos constitucionais, e ao processo de demarcação dos restantes de terras, fator primordial para a afirmação da identidade do referido povo, que lutou e luta por uma educação de qualidade, diferenciada e intercultural.

Downloads

Biografia do Autor

Antonia Marina Pereira dos Anjos

Professora do Povo Indígena Pankararu Entre Serras, Pernambuco.

Especialista em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial

Flaviana Monteiro de Carvalho

Professora do Povo Indígena Pankararu Entre Serras, Pernambuco.

Especialista em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial

Referências

BASTOS, João Baptista. Gestão Democrática e Pensamento Liminar. In FREIRE, Wendel (Org) Gestão Democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

FRANCO, Maria Amélia Santoro (2001). A pedagogia como ciência da educação. In: Anais. 24° Reunião da ANPED, 2001, Caxambu.

JUREMA, Jefferson; ROCHA (org.). Ensino de educação física na educação escolar. Livro didático 2. Natal: Paidéia, 200s.

LUCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em aberto, Brasília. Vol. 17, n. 72. p 11-33, fev/jun, 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. As Leis e a Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político-pedagógico: Uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Anjos, A. M. P. dos, Carvalho, F. M. de, & Silva, J. L. da. (2016). Povo Entre Serras: As Mudanças no Contexto Educacional após Processo de Estadualização das Escolas Indígenas de Pernambuco. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(6), 55–76. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/3454