Povo Entre Serras: As Mudanças no Contexto Educacional após Processo de Estadualização das Escolas Indígenas de Pernambuco
Palavras-chave:
Povos Indígenas, Educação Indígena, Políticas PúblicasResumo
O presente trabalho trata da educação escolar indígena desde o modelo colonizador até o processo de estadualização, retratando as conquistas garantidas no decorrer deste processo, como também as mudanças sucedidas desde que as instituições de ensino passaram a ser administradas pelos educadores do Povo. O grande foco é dado ao modelo de gestão escolar, a educação escolar imposta e os direitos constitucionais, e ao processo de demarcação dos restantes de terras, fator primordial para a afirmação da identidade do referido povo, que lutou e luta por uma educação de qualidade, diferenciada e intercultural.
Downloads
Referências
BASTOS, João Baptista. Gestão Democrática e Pensamento Liminar. In FREIRE, Wendel (Org) Gestão Democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.
FRANCO, Maria Amélia Santoro (2001). A pedagogia como ciência da educação. In: Anais. 24° Reunião da ANPED, 2001, Caxambu.
JUREMA, Jefferson; ROCHA (org.). Ensino de educação física na educação escolar. Livro didático 2. Natal: Paidéia, 200s.
LUCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em aberto, Brasília. Vol. 17, n. 72. p 11-33, fev/jun, 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. As Leis e a Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político-pedagógico: Uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).