Educação de Espaços Outros: História e Concepções Quilombolas

Autores

  • Célcia Marcelina de Oliveira Escola Municipal José Néu de Carvalho, Comunidade de Conceição das Crioulas - Salgueiro, Pernambuco.
  • Cleide Maria da Silva Escola Municipal Professor José Mendes, Comunidade de Conceição das Crioulas – Salgueiro, Pernambuco.
  • Paulo Inácio dos Santos
  • Pedro Fernando dos Santos

Palavras-chave:

Educação quilombola, Quilombo Conceição das Crioulas, Transformação, Aprendizagens, Saberes

Resumo

Este artigo aborda os processos históricos educacionais vivenciados no Quilombo de Conceição das Crioulas, considerando os espaços outros de educação como forma de fortalecimento da identidade quilombola. Destacamos as experiências de resistência e luta no enfrentamento às imposições de dominações políticas, os sonhos e as conquistas de hoje. Diante dessa trajetória, atualmente é possível refletir sobre as práticas libertadoras, numa perspectiva de reconhecimento, afirmação e (re)afirmação da identidade do povo quilombola de Conceição das Crioulas. Povo que sempre acreditou na construção de uma nova forma de produção do conhecimento, (re)significação e propagação dos saberes a partir de espaços  coletivos. Espaços que foram e são condições de manifestações dos saberes, que outrora foram privados de sua contribuição e que atualmente são (re)significados  numa visão emancipadora do saber e do viver. Nesse sentido, o nosso trabalho foi construído a partir dos pressupostos teóricos de Paulo Freire, Maria da Glória Gonh entre outros. Esta construção é fruto de pesquisas bibliográficas, entrevistas, conversase a partir da observação do cotidiano da comunidade. Partindo do principio de que há diversas formas e espaços de aprendizagem destacamos os sítios arqueológicos, as bonecas de caroá, a Banda de Pífano e o trancilim. Estes espaços nos ensinam, principalmente, sobre a nossa história, nossos mitos, nossos antepassados; destacam a importância das mulheres e dos homens, além de ser uma aprendizagem prazerosa para crianças, jovens e adultos.

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Biografia do Autor

Célcia Marcelina de Oliveira, Escola Municipal José Néu de Carvalho, Comunidade de Conceição das Crioulas - Salgueiro, Pernambuco.

Quilombola da Comunidade de Conceição das Crioulas-Salgueiro, Pernambuco. Professora na Escola Municipal José Néu de Carvalho, no mesmo território. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciência, Educação e Tecnologia de Garanhuns –FACETG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC/PE.

Cleide Maria da Silva, Escola Municipal Professor José Mendes, Comunidade de Conceição das Crioulas – Salgueiro, Pernambuco.

Quilombola da Comunidade de Conceição das Crioulas – Salgueiro, Pernambuco.Professora na Escola Municipal Professor José Mendes, no mesmo território. Graduada em História pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC/PE.

Paulo Inácio dos Santos

Ex-Professor da Escola Municipal Professor José Mendes. Atualmente é Professor das escolas Municipais da sede de Salgueiro, Graduado em Arte Educação pela Universidade Federal do Piauí.

Pedro Fernando dos Santos

Mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em História Afro-brasileira e Indígena pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, Pernambuco – CESVASF/PE. Graduado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC/PE.

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Oliveira, C. M. de, Silva, C. M. da, Santos, P. I. dos, & Santos, P. F. dos. (2016). Educação de Espaços Outros: História e Concepções Quilombolas. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(6), 09–26. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/3385