A Ciência Pankararé:

Resistência, Identidade e Território

Autores

Resumo

O texto se pauta na reflexão sobre a Ciência Indígena, que, para os povos originários, possui significados associados ao modo de viver, pelos quais cada grupo afirma sua origem, formas, conceitos e relações diferenciadas e vivenciadas. No caso do povo Pankararé, essa abordagem específica perpassa por elementos poéticos das cantigas entoadas, das tradições e das lutas empreendidas, dando sentido às compreensões cosmológicas e suas relações com os sistemas ecológicos da natureza. Mas, sobretudo, perpassa pela ideia de uma ciência indígena como lugar de resistência étnica e territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Patricia de Sousa Oliveira / Patricia Krin Si Pankararé, Escola Estadual Indígena Ângelo Pereira Xavier, EEIAPX

Mestrada em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras PPGEAFIN pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2023). Possui graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar pela Universidade do Estado da Bahia Campus VIII Paulo Afonso (2021) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia Campus VIII Paulo Afonso (2009). Atualmente é pesquisadora indígena do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação OPARÁ/UNEB. Pesquisadora da Ação Saberes Indígenas na Escola UNEB/MEC-SECADI no Território YbyYara. Membro da Comissão Colegiada da Pós-Graduação Lato sensu Gestão e Educação Intercultural Indígena. É Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas da Bahia COPIBA, ligada a Secretaria de Justiça. Vice coordenadora do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia MUPOIBA. Gestora Indígena do Colégio Estadual Indígena Ângelo Pereira Xavier Aldeia Pankararé. Representante legal da Organização das Mulheres Indígenas Pankararé OMIPA. Vice-presidente da Associação Comunitária Indígena Pankararé.

Alzení de Freitas Tomáz / Ìya Kékeré Òdòmiróòsódún, Sociedade Brasileira de Ecologia Humana, SABEH

Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da PPGEcoH - UNEB, Mestrada em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da PPGEcoH - UNEB, Bacharel em Direito e Especialização em Teorias Sociais e Produção de Conhecimento, atua como Educadora Popular e Pesquisadora junto aos Povos Originários e Povos e Comunidades Tradicionais através do Projeto da Nova Cartografia Social do Brasil. É membra da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana - SABEH e Chefe da Editora SABEH. 

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

Elaine Patricia de Sousa Oliveira / Patricia Krin Si Pankararé, & Alzení de Freitas Tomáz / Ìya Kékeré Òdòmiróòsódún. (2023). A Ciência Pankararé: : Resistência, Identidade e Território. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172303. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/21312

Edição

Seção

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB