Papéis, travessias e (re) construções:

O PPPEI e o Povo Indígena Xucuru-Kariri da Bahia

Autores

Resumo

Os desejos e as necessidades dos povos originários por uma Educação Escolar Indígena específica florescem dos múltiplos reavivamentos e retomadas empreendidas pelo movimento indígena, e, se firmam como demanda progressiva a partir dos avanços legais previstos na Constituição de 1988. Nesse sentido, a construção e a gestão democrática do Projeto Político Pedagógico Escolar Indígena – PPPEI se configuram enquanto ações afirmativas de inclusão social, acompanhadas da assunção de responsabilidades no que diz respeito à aplicabilidade de políticas públicas que assegurem aos povos indígenas seu direito a alteridade cultural e a uma educação contracolonial. Propondo o diálogo intercultural, em harmonia com o espaço da LICEEI, essa pesquisa buscou instituir espaço de reconhecimento e valorização dos saberes ancestrais, apresentando como objetivo nucleador analisar o processo de construção do PPPEI do Povo Xucuru-Kariri da Bahia. Para elucidação da pesquisa, elegemos abordagem qualitativa, de caráter exploratório e como procedimento metodológico, desenvolvemos a revisão bibliográfica e documental. A (re)construção processual do PPPEI do povo Xucuru-Kariri da Bahia, vem sendo desenvolvida de forma coletiva e contextualizada, exercendo impacto social, se configurando enquanto instrumento político, fundado a partir da ação - reflexão - ação enquanto premissa do fazer ser pedagógico diferenciado, intercultural e específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José Sátiro do Nascimento Filho/Antonio Xucuru, Colégio Estadual Indígena Xucuru- Kariri

Indígena Xucuru- Kariri, Professor e Gestor Escolar Indígena, vinculado ao Colégio Estadual Indígena. Licenciado em Pedagogia Intercultural Indígena pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Liderança Xucuru- Kariri. Pesquisador do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação Opará UNEB.

Aissa Cavalcante Lisboa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Psicóloga, Especialista em Docência do Ensino Superior e Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Docente na Universidade do Estado da Bahia, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando como pesquisadora no grupo de pesquisa Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho InterGesto - UNEB/CNPq, vinculado ao Mestrado em Educação de Jovens e Adultos e no Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação -OPARÁ - UNEB/CNPq. Em consultório privado, realiza Psicoterapia em crianças, jovens e adultos | Psicóloga Clínica - CRP 03/12641

Paulo Alfredo Martins Rocha, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente do ensino superior da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Lotado no Departamento de Ciências Humanas - DCH 1 e atua no Departamento de Educação - DEDC 1, em Salvador. Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPPGEcoH, na Linha de Meio Ambiente e Educação - Povos Indígenas. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoH. Pedagogo. Especialista em Metodologia do Ensino Superior FEBA - CEPOM. Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Graduação e na Pós. Dedicando-se ao campo da Pedagogia Universitária, Práticas pedagógicas inovadoras, decoloniais e interculturais, Direitos Humanos. Coordenador Pedagógico da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI (2010/2022), Coordenador do Pibid Diversidade - Pedagogia Indígena (CAPES / MEC). Coordenador do Curso de Pedagogia (2010/2014). Docente na Licenciatura e na Pedagogia Intercultural Indígena (Campus 8). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais, OPARÁ, FORPEC, CEPIT, CASULO. Diretor na Associação Nacional de Ações Indigenistas - ANAI. Co-fundador do Centro de Pesquisas em Ecologia e Conservação da Natureza - CASULO / Condomínio da Terra. Autor dos livros Ensinagens e Aprendências Significativas: Metodologias Ativas e Mediação Por Projetos, Educação Holística; Desafios a Educadores e Educadoras da Nova Era, A Terra é um imenso Condomínio, Pedagogias do São Francisco, entre outras publicações (Artigos e Capítulos de livros).Consultor educacional e conferencista nacional com foco nos temas: formação de professores, educação intercultural indígena, educação ambiental, ecologia, gestão, projetos, práticas inovadoras, metodologias ativas, PPP, avaliação, planejamento, Currículo. Professor Visitante na Pós Graduação UCSAL, UNIFACS, Juspetrum, FVC, SEGMENTO/FAP, FACIBA, São Luiz de França. F2J, Faculdade Visconde de Cairu CEPPEV, em cursos de Graduação EAD na UNIFACS e como Professor pesquisador do PARFOR/CAPES.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Antonio José Sátiro do Nascimento Filho/Antonio Xucuru, Lisboa, A. C., & Rocha, P. A. M. (2023). Papéis, travessias e (re) construções:: O PPPEI e o Povo Indígena Xucuru-Kariri da Bahia. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172307. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/20365

Edição

Seção

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB