Papéis, travessias e (re) construções:
O PPPEI e o Povo Indígena Xucuru-Kariri da Bahia
Resumo
Os desejos e as necessidades dos povos originários por uma Educação Escolar Indígena específica florescem dos múltiplos reavivamentos e retomadas empreendidas pelo movimento indígena, e, se firmam como demanda progressiva a partir dos avanços legais previstos na Constituição de 1988. Nesse sentido, a construção e a gestão democrática do Projeto Político Pedagógico Escolar Indígena – PPPEI se configuram enquanto ações afirmativas de inclusão social, acompanhadas da assunção de responsabilidades no que diz respeito à aplicabilidade de políticas públicas que assegurem aos povos indígenas seu direito a alteridade cultural e a uma educação contracolonial. Propondo o diálogo intercultural, em harmonia com o espaço da LICEEI, essa pesquisa buscou instituir espaço de reconhecimento e valorização dos saberes ancestrais, apresentando como objetivo nucleador analisar o processo de construção do PPPEI do Povo Xucuru-Kariri da Bahia. Para elucidação da pesquisa, elegemos abordagem qualitativa, de caráter exploratório e como procedimento metodológico, desenvolvemos a revisão bibliográfica e documental. A (re)construção processual do PPPEI do povo Xucuru-Kariri da Bahia, vem sendo desenvolvida de forma coletiva e contextualizada, exercendo impacto social, se configurando enquanto instrumento político, fundado a partir da ação - reflexão - ação enquanto premissa do fazer ser pedagógico diferenciado, intercultural e específico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).