Quilombo do Cumbe:

autodeterminação, bem viver e biointeração

Autores

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo problematizar as experiências de luta e de re-existências construídas Quilombo do Cumbe/Aracati - CE, na contemporaneidade, considerando as trajetórias de autodenominação quilombola da comunidade e as múltiplas estratégias de defesa dos territórios, das identidades e das suas autonomias intelectuais, cartográficas, afetivas, políticas, religiosas e culturais.  A memória é aqui entendida como um dispositivo basilar para rearticulação de sentidos mobilizados em diferentes contextos na busca pela sobrevivência de corpos e de conhecimentos – processos indissociáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luís Joventino do Nascimento/João do Cumbe, Universidade Federal do Ceará - UFC

Quilombola, cotista no doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2021); Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - FACED/UFC - Linha Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola - Eixo Sociopoetica,Cultura e Relações Étnico-raciais (2014); Possui Segunda Licenciatura em História, com ênfase em educação do campo e questões agrárias pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - PRONERA/UVA (2018) e Graduação em Ciências da Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2008); Especialização em Museologia pela Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ (2011); Especialista em História e Cultura Africana e dos Afrodescendentes para Formação de Professores de Quilombos pela Universidade Federal do Ceará - NACE/UFC (2011).

Ana Amélia Neri Oliveira, Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Maranguape -

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2002). Especialista em Esporte Escolar pela Universidade de Brasília (2007). Especialista em Nutrição e Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Mestra em Educação Física pela Universidade de Brasília (2010). Doutora em Educação Física pela Universidade de Brasília (2018). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES (2017), com estágio de doutorado realizado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do professor-investigador José Machado Pais. Bolsista do Programa de Doutorado Fora do Estado junto à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap (2016-2018). Coordenadora Adjunta do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência profissional na área de Educação Física Escolar e Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: sociologia e antropologia do corpo, políticas públicas de esporte e lazer.

Leandro Bulhões Santos de Jesus, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciado em História e mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; doutor em História e pós-doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É professor da graduação e das pós-graduações em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi coordenador do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica - NUDOC/UFC de 2018 a 2022. Atualmente, é diretor da Casa José de Alencar, equipamento cultural vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFC. Pesquisa temas que versam sobre teorias contra hegemônicas e contra coloniais, com interesse nas questões por luta por território, memória e educação de povos indígenas e quilombolas; ações afirmativas, Leis 10.639/03, 11.645/08, cinemas africanos e gestão pública da cultura. É colíder do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero (GEPPHERG - UnB) e do Caldeirão: Confluências Anticoloniais. Integra a equipe internacional de pesquisadoras/es do Tecendo Redes Antirracistas; a Rede de Historiadoras/es Negras/os; o Grupo de Trabalho da Educação para as relações étnico-raciais (ERER) do Ministério Público/CE - CAOEDUC e o Fórum de ações afirmativas e ERER do ensino superior/CE. É bolsista BIT do Programa Cientista Chefe da Cultura - FUNCAP/SECULT/Ceará e coordenador do GT Imagem, cultura visual e história, da Associação Nacional de História, Seção Bahia/ Anpuh-BA

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

João Luís Joventino do Nascimento/João do Cumbe, Oliveira, A. A. N., & Jesus, L. B. S. de. (2023). Quilombo do Cumbe:: autodeterminação, bem viver e biointeração. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172315. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/20192