Quilombo do Cumbe:
autodeterminação, bem viver e biointeração
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo problematizar as experiências de luta e de re-existências construídas Quilombo do Cumbe/Aracati - CE, na contemporaneidade, considerando as trajetórias de autodenominação quilombola da comunidade e as múltiplas estratégias de defesa dos territórios, das identidades e das suas autonomias intelectuais, cartográficas, afetivas, políticas, religiosas e culturais. A memória é aqui entendida como um dispositivo basilar para rearticulação de sentidos mobilizados em diferentes contextos na busca pela sobrevivência de corpos e de conhecimentos – processos indissociáveis.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-12-20
Como Citar
João Luís Joventino do Nascimento/João do Cumbe, Oliveira, A. A. N., & Jesus, L. B. S. de. (2023). Quilombo do Cumbe:: autodeterminação, bem viver e biointeração. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172315. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/20192
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).