Pode uma quilombola falar?
Resumo
As discussões e momentos ofertadas pelo componente curricular “História, Memória e Identidade” oferecida pelo programa de pós graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará-UFC são o objeto de análise e construção da presente escrita que está permeada por questões e abordagens possíveis para pensar, pesquisar e escrever sobre quilombos, oralitura, transmissão de saberes, memória dentre outros. A experiência foi permeada de possibilidades de abordagens de caminhos viáveis e necessários para fazer pesquisa dentro da universidade, a partir de alternativas não eurocêntricas, uma escrita que não precisa ser desvinculada da trajetória de quem escreve. Metodologicamente essa discussão se ampara nos textos e materiais fornecidos durante o curso, bem como das experiências que advém do próprio quilombo que pertenço, Batoque (Ceará), tomando como inspiração métodos de pesquisa tais como a “Com os pés na lama e o corpo imerso nas águas...” de autoria de Eleonice Sacramento (2019).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).