Pode uma quilombola falar?

Autores

Resumo

As discussões e momentos ofertadas pelo componente curricular “História, Memória e Identidade” oferecida pelo programa de pós graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará-UFC são o objeto de análise e construção da presente escrita que está permeada por questões e abordagens possíveis para pensar, pesquisar e escrever sobre quilombos, oralitura, transmissão de saberes, memória dentre outros. A experiência foi permeada de possibilidades de abordagens de caminhos viáveis e necessários para fazer pesquisa dentro da universidade, a partir de alternativas não eurocêntricas, uma escrita que não precisa ser desvinculada da trajetória de quem escreve. Metodologicamente essa discussão se ampara nos textos e materiais fornecidos durante o curso, bem como das experiências que advém do próprio quilombo que pertenço, Batoque (Ceará), tomando como inspiração métodos de pesquisa tais como a “Com os pés na lama e o corpo imerso nas águas...”   de autoria de Eleonice Sacramento (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli do Nascimento Cordeiro , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil

Quilombola, mestranda cotista, bolsista CNPq em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membra do grupo de pesquisa “Caldeirão: Confluências anticoloniais” (UFC) e colaboradora do grupo de pesquisa Lélia Gonzales da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Cordeiro , J. do N. (2023). Pode uma quilombola falar?. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172321. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/19849