Etnicidade, diversidade cultural e história:

diálogos interdisciplinares com narrativas de viagem queirosianas

Autores

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo analisar brevemente as Narrativas de viagem do escritor português José Maria Eça de Queirós (1845-1900), especificamente voltadas para o Cairo, a partir da perspectiva da Geografia Humanista Cultural. Através da revisão bibliográfica e do método comparado, o trabalho interage com diversas disciplinas como Literatura, Geografia e História, demostrando que a interdisciplinaridade constitui um dos muitos pilares da escrita queirosiana. A nossa questão volta-se para o olhar do escritor sobre o Médio Oriente e como aquela experiência de viagem permitiu um alargamento de horizontes críticos no que concerne à interpretação de um europeu sobre o Oriente. O escritor viajante sente-se empolgado ao se deparar com tamanha diversidade étnica, religiosa e cultural, além da descrição minuciosa da paisagem e seus arredores. Nesse sentido, O Cairo multicultural, através das lentes queirosianas, trará uma rica discussão sobre questões que envolvem a nossa contemporaneidade, a exemplo do diálogo com outras disciplinas e a diversidade de culturas linguísticas, étnicas e religiosas que o escritor observou e relatou nos seus escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Carvalho da Silva Ghignatti , Colégio Propedêutico

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela UNEB - Campus XIV, em Conceição do Coité (2004), Especialização em Estudos Literários na UEFS (2005) e Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural na UEFS (2008) com ênfase em Literatura Portuguesa Oitocentista. Em 2023 concluiu o Doutorado em Literatura e Cultura na UFBA, com pesquisa voltada para a percepção da paisagem em Eça de Queirós, em diálogo com a Geografia Humanista Cultural. Foi professora visitante da UNEB - Campus XXII, em Euclides da Cunha no período de 2008 a 2012 e professora substituta na UNEB - Campus XIV, de Conceição do Coité, no período de 2014 a 2016. Neste Departamento lecionou as disciplinas: Língua e Cultura Indígenas; Aspectos da Literatura Portuguesa e Cânones e Contextos da Literatura Portuguesa. Entre 2016 a 2022 retornou para o Campus XXII como professora substituta ministrando disciplinas voltadas para o estudo de Literatura Portuguesa, com ênfase na Literatura de Autoria Feminina. Neste departamento desenvolveu Cursos de Extensão que abordaram as seguintes temáticas: "A problemática do feminino na obra de Lya Luft" e "Entre o bordado e a escritura: escritoras portuguesas do século XIX". Possui experiência na Educação Básica, onde leciona Literatura Brasileira no Colégio Propedêutico, instituição particular de ensino, localizada na cidade de Riachão do Jacuípe, BA. Nesta escola desenvolve o projeto intitulado DIÁRIO DE LEITURA NA SALA DE AULA, que possui como principal objetivo estimular os alunos na prática da leitura através de vários gêneros textuais. Possui experiência na docência superior com destaque para o ensino de Língua e cultura indígenas, Literatura de autoria feminina e Literatura Portuguesa.

Downloads

Publicado

2023-12-17

Como Citar

Ghignatti , R. C. da S. (2023). Etnicidade, diversidade cultural e história:: diálogos interdisciplinares com narrativas de viagem queirosianas. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172320. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/19359