Etnicidade, diversidade cultural e história:
diálogos interdisciplinares com narrativas de viagem queirosianas
Resumo
O presente ensaio tem por objetivo analisar brevemente as Narrativas de viagem do escritor português José Maria Eça de Queirós (1845-1900), especificamente voltadas para o Cairo, a partir da perspectiva da Geografia Humanista Cultural. Através da revisão bibliográfica e do método comparado, o trabalho interage com diversas disciplinas como Literatura, Geografia e História, demostrando que a interdisciplinaridade constitui um dos muitos pilares da escrita queirosiana. A nossa questão volta-se para o olhar do escritor sobre o Médio Oriente e como aquela experiência de viagem permitiu um alargamento de horizontes críticos no que concerne à interpretação de um europeu sobre o Oriente. O escritor viajante sente-se empolgado ao se deparar com tamanha diversidade étnica, religiosa e cultural, além da descrição minuciosa da paisagem e seus arredores. Nesse sentido, O Cairo multicultural, através das lentes queirosianas, trará uma rica discussão sobre questões que envolvem a nossa contemporaneidade, a exemplo do diálogo com outras disciplinas e a diversidade de culturas linguísticas, étnicas e religiosas que o escritor observou e relatou nos seus escritos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).