Um ensaio sobre habilidades sociais baseado nos estudos de Dell Prette

Autores

Resumo

As habilidades sociais podem ser compreendidas como relevantes elementos do desenvolvimento dos indivíduos, inclusive no ambiente escolar. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa foi conhecer as concepções de professores sobre o que são as habilidades sociais e qual sua importância para o desenvolvimento socioemocional do aluno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa da qual participaram duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Juazeiro-BA. Ambas foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado que continha questões sobre suas concepções acerca das habilidades sociais e seu desenvolvimento. Dentre os principais resultados, apresentamos a reflexão de que é necessária a humanização da classe docente, não limitando o indivíduo emocionalmente, mas o capacitando a ser um cidadão socialmente competente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhiogo da Silva Caldas, Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes

Especialista em Psicopedagogia (FACESP);Licenciado em Pedagogia (UPE); Professor da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes (Sec. Educ. Petrolina-PE);

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal da Bahia/ UFBA - 2022); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB - 2016); Professor de Língua Portuguesa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural); Graduado em: Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993); Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005) e Segunda Graduação em Geografia (UNICESUMAR - 2019); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO - 2004), Língua Portuguesa e Literatura (Faculdades Montenegro - 2010) e Gestão Pública (UNIVASF - 2014); MBA em Comunicação e Semiótica (FAVENI - 2021); Membro dos Grupos de Pesquisa registrados pela CAPES: Etnobiologia e Conservação (UNEB) e Grupo GRIÔ (UFBA); Pesquisador Visitante do Núcleo OPARÁ - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB, campus Paulo Afonso); Atuação nas áreas de Linguagem, Educação, Cultura, Formação de Professores, Educação Escolar Indígena, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. roberto.remigio@ifsertao-pe.edu.br, betoremigio@yahoo.com.br. Autor do blog: www.etnolinguagens.webnode.com

Downloads

Publicado

2023-07-30

Como Citar

Caldas, D. da S., & Florêncio, R. R. (2023). Um ensaio sobre habilidades sociais baseado nos estudos de Dell Prette. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172312. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/18111

Edição

Seção

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB