Um ensaio sobre habilidades sociais baseado nos estudos de Dell Prette
Resumo
As habilidades sociais podem ser compreendidas como relevantes elementos do desenvolvimento dos indivíduos, inclusive no ambiente escolar. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa foi conhecer as concepções de professores sobre o que são as habilidades sociais e qual sua importância para o desenvolvimento socioemocional do aluno. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa da qual participaram duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Juazeiro-BA. Ambas foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado que continha questões sobre suas concepções acerca das habilidades sociais e seu desenvolvimento. Dentre os principais resultados, apresentamos a reflexão de que é necessária a humanização da classe docente, não limitando o indivíduo emocionalmente, mas o capacitando a ser um cidadão socialmente competente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).