Polígonos e Objetos de Aprendizagem Digitais:
Uma Experiência no Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Paulo Afonso, Bahia
Resumo
O artigo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) no 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Paulo Afonso-BA, no modelo de van Hiele e explorando o estudo dos polígonos. Para este fim, foi realizado reflexões teóricas sobre Base Nacional Comum Curricular, os Descritores da Prova SAEB, as Metodologias Ativas, e o uso dos Objetos de Aprendizagem Digitais. O percurso metodológico utilizado foi a Pesquisa Ação que trata de uma autorreflexão coletiva de todas as pessoas envolvidas na pesquisa. Como resultado, apresenta-se indícios fortes de que a prática de ensino gerou desenvolvimentos de pensamentos geométricos aos estudantes pesquisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).