Polígonos e Objetos de Aprendizagem Digitais:

Uma Experiência no Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Paulo Afonso, Bahia

Auteurs-es

Résumé

O artigo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) no 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Paulo Afonso-BA, no modelo de van Hiele e explorando o estudo dos polígonos. Para este fim, foi realizado reflexões teóricas sobre Base Nacional Comum Curricular, os Descritores da Prova SAEB, as Metodologias Ativas, e o uso dos Objetos de Aprendizagem Digitais. O percurso metodológico utilizado foi a Pesquisa Ação que trata de uma autorreflexão coletiva de todas as pessoas envolvidas na pesquisa. Como resultado, apresenta-se indícios fortes de que a prática de ensino gerou desenvolvimentos de pensamentos geométricos aos estudantes pesquisados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ester Roseno Florentino, Universidade do Estado da Bahia

Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VIII, Paulo Afonso-Bahia

Rosenildo Moura da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VIII, Paulo Afonso-Bahia

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pos doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus VIII, Colegiado de Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Contemporaneidade - EduMatCon: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6831267857909281. Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-22

Comment citer

Florentino, E. R., Silva, R. M. da, & Santos, M. A. dos. (2023). Polígonos e Objetos de Aprendizagem Digitais: : Uma Experiência no Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Paulo Afonso, Bahia. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172314. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17988