As transformações técnico-científicas, econômicas e políticas educacionais e de ensino na educação a distância

Autores

Resumo

O presente artigo procura descrever como as transformações técnico-cientificas e econômicas e as políticas educacionais para uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no Brasil, influenciaram a inserção das tecnologias nas escolas e na formação docente através da educação a distância - EAD. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cuja obtenção das informações utilizou referências bibliográficas e documentais. O método utilizado para a escrita foi o dialético por permitir verificar a regularidade da ocorrência do objeto de estudo, visto que permite argumentação dialogada, considerando que as contradições passam a requerer soluções. Os resultados permitiram constatar o quanto a introdução das TIC nas escolas foram influenciadas pela economia, e como as políticas públicas educacionais, foram direcionadas para atender a um perfil de sociedade contemporânea, que delineasse os resultados esperados por estruturas internacionais majoritárias, como o Banco Internacional da Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional - FMI, Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – CEPAL e UNESCO. Conclui-se pela relevância contundente no Brasil da implantação no políticas educacionais pautadas na ampliação da tecnologia e uso das TIC no ambiente escolar, bem como em conhecer tais políticas e os percursos que foram delineados para alcançar o discurso de qualidade para a educação brasileira, neste segmento, através da introdução das TIC nas instituições escolares.

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Biografia do Autor

Jacques Fernandes Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestre em Gestão do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE/FCAP). Especialista em Docência do Ensino Superior . Especialista em Gestão Empresarial. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Administração pela Faculdade Sete de Setembro (FASETE). Pesquisador do Núcleo NEOGETQ/IFAL/CNPq e do Grupo de Pesquisa GPDACC/UNIT/CNPq. Foi Professor e Coordenador de Graduação e Pós-Graduação na FASETE-UNIRIOS; Secretário Municipal de Turismo, Diretor de Indústria e Comércio. Atualmente é Docente EBTT no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema. Possui três livros publicados, e seis organizados. Tem experiência nas áreas de Educação Profissional, Empreendedorismo, Administração Pública, Educação, Políticas Públicas, Infoinclusão, Sustentabilidade e Marketing. É membro da Academia Pauloafonsina de Letras. Em 2019 e 2021, recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha (2019). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Formação Docente. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe; Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Tiradentes no período 2012 a 2014. Coordenadora do ENADE do Grupo Tiradentes (2014 a 2017). Foi Gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes (2018 a 2021). Atua como técnica na Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE/SEDUC). Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação Educacional e Currículo atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas na Educação, Avaliação Educacional Currículo, Gestão Educacional e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC).

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Santos, J. F. ., & Nunes, A. K. F. . (2023). As transformações técnico-científicas, econômicas e políticas educacionais e de ensino na educação a distância. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172311. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17521

Edição

Seção

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB