As transformações técnico-científicas, econômicas e políticas educacionais e de ensino na educação a distância
Resumo
O presente artigo procura descrever como as transformações técnico-cientificas e econômicas e as políticas educacionais para uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no Brasil, influenciaram a inserção das tecnologias nas escolas e na formação docente através da educação a distância - EAD. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cuja obtenção das informações utilizou referências bibliográficas e documentais. O método utilizado para a escrita foi o dialético por permitir verificar a regularidade da ocorrência do objeto de estudo, visto que permite argumentação dialogada, considerando que as contradições passam a requerer soluções. Os resultados permitiram constatar o quanto a introdução das TIC nas escolas foram influenciadas pela economia, e como as políticas públicas educacionais, foram direcionadas para atender a um perfil de sociedade contemporânea, que delineasse os resultados esperados por estruturas internacionais majoritárias, como o Banco Internacional da Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional - FMI, Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – CEPAL e UNESCO. Conclui-se pela relevância contundente no Brasil da implantação no políticas educacionais pautadas na ampliação da tecnologia e uso das TIC no ambiente escolar, bem como em conhecer tais políticas e os percursos que foram delineados para alcançar o discurso de qualidade para a educação brasileira, neste segmento, através da introdução das TIC nas instituições escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).