Educação Ambiental Integrada:
Concepções da Ecologia Humana, Ecopedagogia Socioambiental e Visão Sistêmica Sustentável
Resumo
A Educação Ambiental, que sustenta o princípio utilitarista, precisa ser questionada de forma vigorosa na sociedade a fomentar formas adequadas ao contexto socioambiental, transcendendo uma postura ética, uma visão holística estética e uma vivência do estar bem-estar. O artigo contempla analisar diferentes perspectivas, concepções, espaços e metodologias para fortalecer uma Educação Ambiental comprometida com os desafios planetários que emergem na contemporaneidade, ancoradas na ecologia humana, ecopedagogia socioambiental e visão sistêmica sustentável. Nessa vertente, o trabalho científico se constituiu de pesquisa bibliográfica, pautado na abordagem qualitativa, classificada como experimental, balizada em literaturas, legislação e documentos. No trâmite da investigação, foi concebido que a política de Educação Ambiental canalize a inserção de conhecimentos socioambientais nas práxis educativas na conjuntura formal, informal e não-formal. A esse panorama, é mister que o nicho das políticas governamentais e sociedade civil desenvolvam ações e objetivos efetivos com a Educação Ambiental à inclusão integrada de forma mais ativa, crítica e ética para produzir mudanças de hábitos comportamentais à sustentabilidade do equilíbrio da Terra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).