Educação Ambiental Integrada:

Concepções da Ecologia Humana, Ecopedagogia Socioambiental e Visão Sistêmica Sustentável

Autores

Resumo

A Educação Ambiental, que sustenta o princípio utilitarista, precisa ser questionada de forma vigorosa na sociedade a fomentar formas adequadas ao contexto socioambiental, transcendendo uma postura ética, uma visão holística estética e uma vivência do estar bem-estar. O artigo contempla analisar diferentes perspectivas, concepções, espaços e metodologias para fortalecer uma Educação Ambiental comprometida com os desafios planetários que emergem na contemporaneidade, ancoradas na ecologia humana, ecopedagogia socioambiental e visão sistêmica sustentável. Nessa vertente, o trabalho científico se constituiu de pesquisa bibliográfica, pautado na abordagem qualitativa, classificada como experimental, balizada em literaturas, legislação e documentos. No trâmite da investigação, foi concebido que a política de Educação Ambiental canalize a inserção de conhecimentos socioambientais nas práxis educativas na conjuntura formal, informal e não-formal. A esse panorama, é mister que o nicho das políticas governamentais e sociedade civil desenvolvam ações e objetivos efetivos com a Educação Ambiental à inclusão integrada de forma mais ativa, crítica e ética para produzir mudanças de hábitos comportamentais à sustentabilidade do equilíbrio da Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Vieira Lima Barbosa, Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios

Doutoranda em Educação pela Universidad Interamericana  Assunção, Paraguai; Mestra em Ciências da Educação, Universidade Internacional de Lisboa, Portugal; Especialista em Orientação Educacional, UNIVERSO; Especialista em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, UNEB CAMPUS VIII; Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria. Especializanda em Educação a Distância 4.0, Faculdade FAEL; Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS VIII. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq UBUNTU Educação Contextualizada Aplicada à produção de Material Didático. Professora da UniRios Professora do Centro Universitário do Rio São Francisco (Cursos de Letras - Educação Física - Biomedicina  Enfermagem / Disciplinas: Didática Geral - Teoria e Metodologia do Lazer e Recreação - Métodos e Técnicas de Projetos - Trabalho de Graduação I e II); Tutora da UNIASSELVI 20. Atuei como Professora Substituta da Universidade do Estado da Bahia, Rede UNEB 2000 e Plataforma Freire. No cenário de Pós-graduação atuei com as Disciplinas Ludicidade na Educação Infantil, Legislação Educacional Brasileira, Letramento e Oralidade, Trabalho de Conclusão de Curso ? Faculdade Batista Brasileira; Orientação de TCC - Especialização pela Universidade Federal do Ceará e Uniasselvi). Atuei na Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental e Médio no Colégio Sete de Setembro 2006-2018 (Acompanhamento e Orientação Administrativa e Pedagógica - Coordenadora de área das Ciências Humanas e Linguagens  Coordenação do Projeto de Arte, Educação e Cultura). Atuo como Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso (Chefe de Divisão do Ensino Fundamental - Projeto Sala Verde - Coordenação do Projeto Geração de Renda - Coordenadora do Estação Juventude).

Kárpio Márcio de Siqueira, UNEB VIII

Coordenador do UBUNTU - Núcleo de Estudos e Pesquisa Contextualizada Aplicada à Produção de Dispositivos Didáticos, e líder do Grupo de Pesquisa CNPQ - UBUNTU - Educação Contextualizada, Processos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos Aplicados à Produção de Dispositivos Didáticos, possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2002). Professor assistente da UNEB - Campus VIII, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Indígena, Textualidades e Literaturas no contexto Indígena, Literatura Negra Brasileira, Metodologia do ensino da Línguas, Produção Textual , TICs, Educação no Campo e Formação de professores, Produção de Material Didático para escolas Indígenas . Tem um extenso trabalho na formação de professores, gestores pedagógicos. Coordenou projetos de pesquisa em ensino pelo PIBID/Diversidade da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI, coordenada ainda, projetos de pesquisa e extensão voltados para a produção de material didático no contexto da Lei 11.645/08 com alvo na história e cultura dos povos indígenas e negros. Possui ainda vasto conhecimento na área de ensino e metodologias de Língua Inglesa e Literaturas

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Barbosa, M. M. V. L. ., & Siqueira, K. M. de . (2023). Educação Ambiental Integrada: : Concepções da Ecologia Humana, Ecopedagogia Socioambiental e Visão Sistêmica Sustentável. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172313. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17446