Oswaldo de Camargo:

Enlaces Cartográficos

Autores

Resumo

Pensar a produção Literária e Crítica de Oswaldo de Camargo é situar-se num “elo” entre as gerações da Literatura Negra no Brasil. Ao grande literato é direcionado diversos estudos que fortalecem a teoria da literatura produzida pelos negros, as questões de identidade e cultura negra, perpassando pela imprensa e música negra. Este texto se diz cartográfico por pretender trazer uma imagem da obra Camarguiana em seus mais de 60 anos. Metodologicamente, numa esfera qualitativa, pensamos esse trabalho com pelo viés exploratório a privilegiar um mapeamento do trabalho de décadas de Oswaldo de Camargo, ao tempo que elegemos, também, o viés explicativo quando nos colocamos a disposição de refletir sobre os enlaces que seus textos produzem entre si e com outras temáticas do movimento negro no Brasil. Para tal alcance, além dos próprios textos camarguiano, visitamos  os sites Blog Oswaldo de Camargo, Persona Oswaldo de Camargo e portal Literafro, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda nos subsidiamos pelos estudos de  Fillipo (2017), Duarte (2011), Bernd (1997), Leite (1992). Por fim, acreditamos que esse olhar cartográfico poderá contribuir para estudiosos do campo da Literatura Negra no Brasil, sobretudo na concernente produção literária e crítica de Oswaldo de Camargo, “O elo de gerações”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kárpio Márcio de Siqueira, UNEB VIII

Coordenador do UBUNTU - Núcleo de Estudos e Pesquisa Contextualizada Aplicada à Produção de Dispositivos Didáticos, e líder do Grupo de Pesquisa CNPQ - UBUNTU - Educação Contextualizada, Processos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos Aplicados à Produção de Dispositivos Didáticos, possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2002). Professor assistente da UNEB - Campus VIII, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Indígena, Textualidades e Literaturas no contexto Indígena, Literatura Negra Brasileira, Metodologia do ensino da Línguas, Produção Textual , TICs, Educação no Campo e Formação de professores, Produção de Material Didático para escolas Indígenas . Tem um extenso trabalho na formação de professores, gestores pedagógicos. Coordenou projetos de pesquisa em ensino pelo PIBID/Diversidade da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI, coordenada ainda, projetos de pesquisa e extensão voltados para a produção de material didático no contexto da Lei 11.645/08 com alvo na história e cultura dos povos indígenas e negros. Possui ainda vasto conhecimento na área de ensino e metodologias de Língua Inglesa e Literaturas.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Siqueira, K. M. de . (2023). Oswaldo de Camargo: : Enlaces Cartográficos . Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172308. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17445

Edição

Seção

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB