Oswaldo de Camargo:
Enlaces Cartográficos
Resumo
Pensar a produção Literária e Crítica de Oswaldo de Camargo é situar-se num “elo” entre as gerações da Literatura Negra no Brasil. Ao grande literato é direcionado diversos estudos que fortalecem a teoria da literatura produzida pelos negros, as questões de identidade e cultura negra, perpassando pela imprensa e música negra. Este texto se diz cartográfico por pretender trazer uma imagem da obra Camarguiana em seus mais de 60 anos. Metodologicamente, numa esfera qualitativa, pensamos esse trabalho com pelo viés exploratório a privilegiar um mapeamento do trabalho de décadas de Oswaldo de Camargo, ao tempo que elegemos, também, o viés explicativo quando nos colocamos a disposição de refletir sobre os enlaces que seus textos produzem entre si e com outras temáticas do movimento negro no Brasil. Para tal alcance, além dos próprios textos camarguiano, visitamos os sites Blog Oswaldo de Camargo, Persona Oswaldo de Camargo e portal Literafro, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda nos subsidiamos pelos estudos de Fillipo (2017), Duarte (2011), Bernd (1997), Leite (1992). Por fim, acreditamos que esse olhar cartográfico poderá contribuir para estudiosos do campo da Literatura Negra no Brasil, sobretudo na concernente produção literária e crítica de Oswaldo de Camargo, “O elo de gerações”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).