LITERATURA INDÍGENA NO SERTÃO BAIANO:
VOZES EMERGENTES
Resumo
As últimas duas décadas do século XXI trouxeram grandes transformações para as comunidades indígenas no Brasil, a considerar os fluxos interculturais que o Movimento Indígena proporcionou aos povos originários, sobretudo no alusivo a Educação Escolar Indígena e sobre ela a inauguração de um outro canal de comunicação para as práticas de oralidades, a Literatura Indígena. Destarte, esse trabalho almeja apresentar uma pequena amostra dos textos literários produzidos por professoras do Sertão baiano, a pensar, também, os cenários do própSemiárido baiano. Educação Escolar Indígena. Literatura Nativa. Produção Epistêmica no Sertão Baiano. Sociologia das emergências rio sertão, da literatura produzida pelos indígenas e da sociologia das emergências como síntese desse movimento de inauguração da Literatura Indígena. Metodologicamente, situado num cenário qualitativo, vislumbra um objetivo exploratório no sentido de apresentar sistematicamente essa tessitura e explicativo ao pensar no diálogo da L.I com as imagens do sertão, cenas estas analisadas literariamente por um viés indiciário. Dito isto, serão utilizadas as fontes bibliográficas e documentais oriunda de alguns livros produzidos e/ou publicados por esse coletivo de professores. Subsidiaram as conjecturas em pauta, Julie Dorrico ( 2018); Tiago Hakiy ( 2018); Márcia Wayna Kambeba ( 2018); Olívio Jekupé (2018) ; Maria Aparecida Bergamaschi (2012); Graça Graúna (2014, 2016, 2018); Kárpio Siqueira (no prelo); A partir de pequena mostra dos produtos criados pelos escritores/professores indígenas, pudemos ilustrar qual o significado do Sertão para os povos originários do semiárido baiano, ao tempo, em que socializamos um breve olhar as biografias destas escritoras e suas vozes emergentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).