“PISA NO ILÊ”

ENTRE A LAICIDADE E O RACISMO

Autores

  • Salomão David Vergne Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso/BA - CAAPA
  • Leandro Reinaldo da Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Floriza Maria Sena Fernandes Universidade do Estado da Bahia

Resumo

A vida é uma grande composição de vestígios, é um ponto histórico de relato. Seu contexto de entorno, dialogando com outros vestígios, com a paisagem e demais variáveis dos marcadores sociais compõem um universo de composição do que se pode chamar de “EU”. Estes vestígios de existências compõem relato histórico (prosa, conto, história, depende de você) e estes diálogo refletem os indivíduos que estão nesta sociedade ao mesmo tempo que os define como seres sociais. Nem sempre a comunidade interage do mesmo jeito com este entorno, sem/com pertença, sem/com afeto, sem/com vínculos que os posicione nesta paisagem. O racismo é uma tonalidade desta aquarela, composta por uma paisagem pretérita por meio dos vestígios históricos de sua construção. É necessário dar voz a estes vestígios, pois eles não contam nada para quem não sabe o ler ou pior, contam histórias contadas por outros sobre temas que precisam ser contadas por quem sente. Esta é a intenção deste artigo, trazer a luz uma forma diferente de ver marcadores sociais que se retroalimentam de óticas racistas compostas em marco histórico temporal impactante na modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salomão David Vergne , Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso/BA - CAAPA

Doutorando em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia - BA. Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Sete de Setembro - BA. Pós-graduado em Teologia pela Uniasselvi. MBA em Coaching pela Uniasselvi. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes - SE. Professor Substituto da Universidade do Estado da Bahia. Professor dos cursos de Administração e Sistemas do Centro Universitário do Rio São Francisco - Unirios. Pesquisador Colaborador do Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso/BA - CAAPA, da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ, da Universidade do Estado da Bahia.

 

Leandro Reinaldo da Cunha, Universidade Federal da Bahia

Professor titular-livre de Direito Civil da Universidade Federal da Bahia (graduação, mestrado e doutorado). Pós-doutor e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Líder do Grupo de Pesquisa "Direito e Sexualidade" e "Conversas Civilísticas". Associado Titular do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC. Vice-presidente e Investigador da Rede Interdisciplinar de Estudos "Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade". Autor de "Sucesssões. Colação e sonegados" e de "Identidade e redesignação de gênero: aspectos da personalidade, da família e da responsabilidade civil", além de diversos artigos jurídicos. Professor pesquisador.

Floriza Maria Sena Fernandes, Universidade do Estado da Bahia

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia/UNEB e Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ-UNEB/CNPq junto às linhas de pesquisas Etnologia, Educação, Educação Indígena e Interculturalidade; Campesinato, Ecologia Humana, Etnoconservação. Como antropóloga atuou na ONG RAÍZES: Centro de Formação, Pesquisa e Assessoria para a Cidadania assessorando projetos de Intervenção Social. É Associada da ONG AGENDHA: - Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia e sócia efetiva do Instituto Popular Memorial de Canudos. Está coordenadora dos Colegiados de Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena e da Ação Saberes Indígenas na Escola- UNEB/MEC -SEMESP. Ministra os componentes Curriculares das áreas de Antropologia e Sociologia na Graduação e na Pós Graduação. Coordena o OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - Órgão suplementar da UNEB cujo objetivo é desenvolver politicas de Pesquisa e Extensão junto aos Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Camponeses nas regiões norte e oeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Vergne , S. D. ., Cunha, L. R. da ., & Fernandes, F. M. S. . (2022). “PISA NO ILÊ”: ENTRE A LAICIDADE E O RACISMO. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 10(16), e162208. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/15650