“PISA NO ILÊ”
ENTRE A LAICIDADE E O RACISMO
Resumo
A vida é uma grande composição de vestígios, é um ponto histórico de relato. Seu contexto de entorno, dialogando com outros vestígios, com a paisagem e demais variáveis dos marcadores sociais compõem um universo de composição do que se pode chamar de “EU”. Estes vestígios de existências compõem relato histórico (prosa, conto, história, depende de você) e estes diálogo refletem os indivíduos que estão nesta sociedade ao mesmo tempo que os define como seres sociais. Nem sempre a comunidade interage do mesmo jeito com este entorno, sem/com pertença, sem/com afeto, sem/com vínculos que os posicione nesta paisagem. O racismo é uma tonalidade desta aquarela, composta por uma paisagem pretérita por meio dos vestígios históricos de sua construção. É necessário dar voz a estes vestígios, pois eles não contam nada para quem não sabe o ler ou pior, contam histórias contadas por outros sobre temas que precisam ser contadas por quem sente. Esta é a intenção deste artigo, trazer a luz uma forma diferente de ver marcadores sociais que se retroalimentam de óticas racistas compostas em marco histórico temporal impactante na modernidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).