OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E O LUGAR DA INTERCULTURALIDADE
Resumo
A proposição deste texto emerge da problematização e reflexão teóricas que circunscrevem a possível relação entre os estudos linguísticos e o lugar da interculturalidade. O trabalho está fundamentado na revisão bibliográfica dos conceitos discutidos a partir, principalmente, dos estudos do Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure, considerado o fundador da Linguística enquanto ciência, e as contribuições de seus estudos em outros campos do saber. A análise da perspectiva intercultural, que defende o respeito às diferentes culturas e modos de vida, com vistas a possibilitar o potencial criativo, a diversidade e as identidades interétnicas que atravessam diferentes realidades e contexto social, econômico, político e cultural, se deu com base na discussão abordada, entre outros autores, por Matias Fleuri (2003; 2014). Entendermos que a língua produz um emaranhado de sentidos atribuídos de forma arbitrária aos elementos culturais que, imersos na sociedade, têm significados diferentes, envolvendo múltiplas interpretações, resultantes de uma construção cultural do signo. Concluímos que é relevante se considerar o conjunto das produções culturais e das práticas sociais que carregam e produzem significados, para entender o conjunto de ideias compartilhadas por homens e mulheres que nela vivem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).