OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E O LUGAR DA INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Ilza Carla Reis de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Telma Cruz Costa Universidade do Estado da Bahia

Resumo

A proposição deste texto emerge da problematização e reflexão teóricas que circunscrevem a possível relação entre os estudos linguísticos e o lugar da interculturalidade. O trabalho está fundamentado na revisão bibliográfica dos conceitos discutidos a partir, principalmente, dos estudos do Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure, considerado o fundador da Linguística enquanto ciência, e as contribuições de seus estudos em outros campos do saber.         A análise da perspectiva intercultural, que defende o respeito às diferentes culturas e modos de vida, com vistas a possibilitar o potencial criativo, a diversidade e as identidades interétnicas que atravessam diferentes realidades e contexto social, econômico, político e cultural, se deu com base na discussão abordada, entre outros autores, por Matias Fleuri (2003; 2014). Entendermos que a língua produz um emaranhado de sentidos atribuídos de forma arbitrária aos elementos culturais que, imersos na sociedade, têm significados diferentes, envolvendo múltiplas interpretações, resultantes de uma construção cultural do signo. Concluímos que é relevante se considerar o conjunto das produções culturais e das práticas sociais que carregam e produzem significados, para entender o conjunto de ideias compartilhadas por homens e mulheres que nela vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Cruz Costa, Universidade do Estado da Bahia

Professora da Universidade do Estado da Bahia, Campus XXII – Euclides da Cunha. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Mestre em Educação e Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Oliveira, I. C. R. de ., & Costa, T. C. . (2022). OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E O LUGAR DA INTERCULTURALIDADE. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 10(16), e162207. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/15649