OS ÍNDIOS DO BOM JESUS CONSELHEIRO
NOTAS SOBRE HISTÓRIA E PRESENÇA INDÍGENA NO SERTÃO DE CANUDOS
Resumo
A diversidade étnica, sociocultural e mesmo linguística do movimento de Canudos ainda resta por ser analisada em detalhes. Sabe-se, por exemplo, da existência de um notável contingente indígena no arraial conselheirista, formado por gente oriunda de pelo menos quatro povos no sertão nordeste da Bahia (Kiriri, Kaimbé, Tuxá e Kantaruré). Mas quem eram esses indígenas, e como podem ter sido afetados pela trajetória histórica da região, pela guerra subsequente e pela própria trajetória dos estudos sobre o fenômeno? A partir da documentação disponível (especialmente os Relatórios da Presidência da Província da Bahia, redigidos no seculo XIX), este artigo oferece um panorama étnico e demográfico dos aldeamentos no sertão de Canudos ao longo do século XIX, de modo a contextualizar a presença e a participação indígena nos eventos conduzidos por Antônio Conselheiro. Com isso, espera-se estimular pesquisas que possam contribuir para elucidar aspectos da diversidade social, cultural e étnica de Canudos, que atentem para eventuais novos documentos ainda não explorados e para as memórias e histórias orais dos povos indígenas no sertão baiano nos dias de hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).