O DEMÔNIO E SUAS MÚLTIPLAS IMAGENS ATRELADAS A MULHER E AO MEDO NA ÉPOCA MODERNA (SÉC.XVI-XVII)
Resumo
Este relatório baseou-se numa análise sobre as múltiplas imagens do Diabo, com base em gravuras, pinturas e esculturas dos séculos XVI-XVII, produzidas em contexto europeu e mundial. Foi possível observar os seguintes elementos: 1 – Lúcifer alado como um ser andrógino com as mãos ao peito, metade anjo, metade dragão, com a cauda sendo pisada, cuja viagem deu-se através de Maarten de Vos; 2 – O Inimigo com características animalizadas, portando garras, pelo, rabo, entre outros aspectos, ainda devorador e malévolo; 3 – A legião de anjos que caem “A Queda dos Anjos Rebeldes” dos céus ao submundo. Foram analisadas vinte e cinco imagens, duas da Escola de Madrid, duas de Rubens, outras da escola italiana (Nápoles, com Luca Giordano, ao qual é representado como uma besta, em forma de Boca do Inferno muito intrigante), a Escola de Sevilha (Ignacio de Ries, Murillo, Juan de Valdés Leal, Ascilo Palomino); Frei Cipriano da Cruz com sua “diaba” e o exemplo da Alemanha com Hubert Gerhard.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).