A ESCRAVIDÃO
PASSADO E PRESENTE
Resumo
A escravidão tem sido marco constante na história das civilizações desde os primeiros escritos de leis, como o código de Hamurabi e o Código de Manu, até os dias presentes, perpassando inclusive os textos bíblicos. Através da análise de textos que versam sobre esta temática, houve uma inquietude acerca do tema, demonstrando uma necessidade de entender, de forma social e jurídica a situação da escravidão na contemporaneidade, com ênfase especial às constituições jurídicas brasileiras. Desta forma foi possível concluir que apesar das medidas legislativas contra a escravidão, desde a Lei Áurea (1888), até a Constituição Federal de 1988, não se obteve o fim da prática escravista, sendo elencado com fatores contribuintes para perpetuação desta prática, as diversas formas de escravidão de um povo, entre elas, o capitalismo, as medidas violentas de punição ainda imputadas como forma de coerção e a construção da sociedade brasileira, pautada na violência estrutural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).