PERSPECTIVISMO COSMOLÓGICO AMERÍNDIO
INVERSÃO DO MULTICULTURALISMO PARA UMA ABORDAGEM MULTINATURALISTA
Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer brevemente acerca das principais abordagens teóricas e metodológicas da antropologia, buscando esclarecer o emprego desses métodos nas análises etnológicas e suas consequências, a fim de superar o binômio natureza/cultura nas cosmologias indígenas sul-americanas, a partir de uma abordagem perspectivista, perpassando por diretrizes da ecologia antropológica de Tim Ingold para a elucidação das distinções das interações entre o Ser/objeto e o Ser/coisa e compreensão do processo de coisificação e suas consequências em termos ecológicos. O método utilizado será bibliográfico e descritivo. Através desse levantamento, entende-se que há um desequilíbrio entre as relações humanas e o meio, ao posicionar o Ser em um eixo central do mundo, mediando relações unilaterais com outras espécies, deslocando-o do ambiente no qual está inserido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).