A atuação do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde de Itabuna-BA de 2015 e 2016: uma articulação entre saúde pública e direitos humanos

Autores

Resumo

A violência é um fenômeno complexo e multifacetado que produz diferentes impactos na saúde das populações. No Brasil, algumas políticas públicas de saúde focalizam essa problemática como, por exemplo, o Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde (NPVPS). Diante da necessidade de divulgação desta instituição que é desconhecida por boa parte da população e da rede de enfrentamento da violência, o presente artigo apresenta análises sobre a atuação do NPVPS em Itabuna-BA de 2015 e 2016. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, a partir dos Planos de Ação e Relatórios de Atividades, e uma análise de conteúdo temática que tomou como referência as ações contidas nos documentos. As análises permitiram identificar o direcionamento das ações, com ênfase no trabalho intersetorial direcionado para alguns segmentos, principalmente crianças/adolescentes e mulheres. Apontam ainda para a necessidade de ações específicas para outros grupos vulneráveis como a população LGBT, pessoas idosas, com deficiência e juventude negra, bem como considerar a interseccionalidade intragrupo e a atuação sobre as violências autoprovocadas. Por fim, refletiu-se sobre o lugar ocupado pelo/a sujeito/a no âmbito dos direitos humanos, visibilizando fatores que tornam as pessoas susceptíveis a sofrerem violências, mas também aquilo que singularizam as suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Oliveira Lopes, Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde, NPVPS, Brasil

Sou psicólogo de formação, durante o período da graduação participei do programa de estágios não obrigatório "O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo" na área de Humanização no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié pelo período de um ano. Após a graduação, trabalhei no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) por um ano (2015-2016) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) (2016-2018) com medidas socioeducativas. Atualmente atuo no Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde (NPVPS) da cidade de Itabuna. A minha trajetória acadêmica e profissional é marcada pelo trabalho em saúde coletiva e psicologia social. Nesse sentido, tenho interesse em estudos e pesquisas que versem sobre direitos humanos, violência e subjetividade, e as relações entre esses aspectos com saúde mental.

Paloma Silva Silveira, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil

Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa/BA (2003), Doutora em Saúde Coletiva (2014) pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), com estágio sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-UL), Mestra em Psicologia (2009) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Especialista em Psicologia Social e Comunitária pela Faculdade Frassinetti do Recife/ FAFIRE (2005). Foi bolsista de pós-doutorado do PPGPsi da UFPE, 2016 a 2018, vinculada ao Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana (LabeSHU). Pesquisadora associada do LabeSHU/UFPE, Pesquisadora associada do MUSA - Programa de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde (ISC/UFBA), Colaboradora do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) e Pesquisadora associada do Programa de Pesquisa e Cooperação Técnica em Planejamento, Gestão & Avaliação em Saúde (ISC/UFBA). Professora Substituta do Instituto de Psicologia da UFBA (2009) e atualmente, é professora do curso de medicina da Universidade Salvador (UNIFACS). Tem experiências nas áreas de Psicologia Social, Saúde Coletiva e Estudos de Gênero trabalhando, principalmente, com os seguintes temas Feminismos, Violência contra as Mulheres, Direitos Reprodutivos, Práticas Educativas em Saúde e Análise Política em Saúde.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lopes, R. O. ., & Silveira, P. S. . (2020). A atuação do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde de Itabuna-BA de 2015 e 2016: uma articulação entre saúde pública e direitos humanos. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 8(12), e132013. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10771