A atuação do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde de Itabuna-BA de 2015 e 2016: uma articulação entre saúde pública e direitos humanos
Resumo
A violência é um fenômeno complexo e multifacetado que produz diferentes impactos na saúde das populações. No Brasil, algumas políticas públicas de saúde focalizam essa problemática como, por exemplo, o Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde (NPVPS). Diante da necessidade de divulgação desta instituição que é desconhecida por boa parte da população e da rede de enfrentamento da violência, o presente artigo apresenta análises sobre a atuação do NPVPS em Itabuna-BA de 2015 e 2016. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, a partir dos Planos de Ação e Relatórios de Atividades, e uma análise de conteúdo temática que tomou como referência as ações contidas nos documentos. As análises permitiram identificar o direcionamento das ações, com ênfase no trabalho intersetorial direcionado para alguns segmentos, principalmente crianças/adolescentes e mulheres. Apontam ainda para a necessidade de ações específicas para outros grupos vulneráveis como a população LGBT, pessoas idosas, com deficiência e juventude negra, bem como considerar a interseccionalidade intragrupo e a atuação sobre as violências autoprovocadas. Por fim, refletiu-se sobre o lugar ocupado pelo/a sujeito/a no âmbito dos direitos humanos, visibilizando fatores que tornam as pessoas susceptíveis a sofrerem violências, mas também aquilo que singularizam as suas experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).