Racismo e direito à cidade: Uma análise sobre a Cidade de Salvador
Resumo
Sabendo-se que a cidade é um espaço de relações conflitivas e supressoras, onde cruzam-se diversos poderes em disputa, esse artigo remete aos leitores a uma reflexão sobre produção do espaço urbano de Salvador. Nesse âmbito, ao observar de forma rasa a questão, pode-se restringir tal fato apenas a classe, pois os negros encontram-se de forma numerosa nas classes mais pobres, assim, trazendo à tona a reprodução do mito da democracia racial. Dessa forma, nesse estudo é feito a intersecção de raça e classe, pois o grupo dos negros e pobres sofrem com mais obstáculos para terem seus direitos básicos garantidos, estando assim em maior condições de vulnerabilidade. Os processos históricos de urbanização de Salvador funcionam como base para analisar a segregação espacial na cidade, que possui com uma lógica racista. Busca-se aspectos reflexivos sobre como a população negra soteropolitana está vivendo frente ao processo de urbanização e como se deu a atuação do Estado ao intensificar esse processo. Trançando um paralelo entre o processo de normatização urbana e racialização da cidade de Salvador, assim, constata-se que a população negra, presente em grandes proporções na cidade de Salvador está presente, em grande parte, nos territórios segregados da capital baiana. Concluindo que, historicamente, esse grupo foi impelido para porções estigmatizadas e sem investimentos da cidade, fato que implica nas gritantes desigualdades espaciais existentes hoje em Salvador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).