ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EM PSICOLOGIA
Resumo
O acolhimento institucional é uma estratégia protetiva instituída pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dentre as garantias alinhadas à sua execução, por parte das equipes que atuam nas instituições de acolhimento, encontra-se o direito à educação. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação no contexto do acolhimento institucional tem sido abordada em estudos na área da psicologia. Adotou-se como método a revisão integrativa de literatura. Após aplicação de critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos publicados entre 2003 e 2018. Organizou-se 3 categorias de análise: a) Aprendizagem e Cognição; b) Preconceito e Inclusão Escolar; e C) Educadores. Observou-se que a educação tem sido tratada como coadjuvante, apesar da sua prioridade descrita no ECA. Deve-se alinhar de modo mais efetivo os processos educativos e de escolarização aos objetivos do acolhimento institucional. Novos estudos são sugeridos, de modo a abarcar a complexidade da temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).