ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EM PSICOLOGIA

Autores

Resumo

O acolhimento institucional é uma estratégia protetiva instituída pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dentre as garantias alinhadas à sua execução, por parte das equipes que atuam nas instituições de acolhimento, encontra-se o direito à educação. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação no contexto do acolhimento institucional tem sido abordada em estudos na área da psicologia. Adotou-se como método a revisão integrativa de literatura. Após aplicação de critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos publicados entre 2003 e 2018. Organizou-se 3 categorias de análise: a) Aprendizagem e Cognição; b) Preconceito e Inclusão Escolar; e C) Educadores. Observou-se que a educação tem sido tratada como coadjuvante, apesar da sua prioridade descrita no ECA. Deve-se alinhar de modo mais efetivo os processos educativos e de escolarização aos objetivos do acolhimento institucional. Novos estudos são sugeridos, de modo a abarcar a complexidade da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - Bahia.Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Psicólogo (CRP-03/14425) graduado pela Universidade do Estado da Bahia. Técnico em pesquisa em psicologia e Políticas Púbicas (CRP-03). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Docente no Centro Universitário Jorge Amado. 

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Jacinto, P. M. dos S. (2022). ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EM PSICOLOGIA. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 9(14), e142002. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10664