A educação permanente num cenário de decolonialidade

Autores

Resumo

O presente artigo, fruto de uma pesquisa básica pura,  tem como objetivo trazer uma discussão sobre os conceitos e aplicabilidade das terminologias: Educação permanente, colonialismo, colonialidade e decolonialidade, a  partir do entendimento de que uma educação permanente contemporânea deve pautar-se nos princípios da Decolonialidade, como direcionamento metodológico recorremos aos enlaces de Freire e Nóvoa no sentido de  eleger como ponto ilustrativo desse consenso a perspectiva da a Educação do Futuro, preconizada por aquele e apontada por este. Por fim, foi possível identificar as condições de projetar novos sistemas de representações dos signos sociais como proposta de formação permanente pelos vises da igualdade, equidade e acessibilidade tecnológica dos sujeitos. Para tanto nos validamos dos pensamentos de MOSVICI ( 2013); PUGLISI (2004) FREIRE ( 2001), GADOTTI ( 2007) OLIVEIRA; CANDAU ( 2010), NOVÓA ( 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edjane Gomes de Souza Soares, Universidade do Estado da Bahia (Campus VIII)

Professora Auxiliar/Especialista e Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VIII, Paulo Afonso. Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UNEB. Membro da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso/TCC. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso Pedagogia/ Departamento de Educação - Campus VIII/Paulo Afonso. Membro do Conselho Departamental/UNEB/Campus VIII. Pesquisadora do OPARÁ- Centro de Pesquisas e Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação. Pesquisadora do UBUNTU Educação Contextualizada, Processos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos Aplicados à Produção de Dispositivos Didáticos. Atua como professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, lotada na Escola Nossa Senhora Aparecida. Atuou como professora formadora do Programa Brasil Alfabetizado - NEJA - Núcleo de Educação de Jovens, Adultos e idosos da UNEB e como professora formadora da Plataforma Freire, como também, atuou professora da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena. Ministra palestras, formações, possui grande facilidade em comunicação, orienta trabalhos de conclusão de curso(TCC) e artigos científicos em educação.

Gilson Soares de Sá, Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica – Jatobá – PE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (1992) e Bacharelado em Direito (2013,) ambas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela FAPES/UNEB. Atualmente é professor de ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica [EREMI], da rede estadual de Ensino de Pernambuco. Entre outras atividades profissionais exercidas em educação, pode-se citar: Professor nas unidades educacionais: Escola Estadual de Itaparica (1992), Petrolândia - PE; Escola Estadual Wilson Pereira (1995 a 1997), Paulo Afonso - BA; Professo-tutor da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP)/Universidade de Pernambuco (UPE) (2000 a 2009); Professor-formador da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP)/Universidade de Pernambuco (UPE), 2007 a 2009; Professor-formador do Programa Rede Uneb 2000 da Universidade do Estado da Bahia (2003 a 2005); Diretor Adjunto da Escola Nossa Senhora Aparecida (1999 a 2001); Diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida (2001 a 2005); Diretor de Ensino do Município de Jatobá (janeiro a junho de 2013); Secretário Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes de Jatobá (junho a dezembro de 2013). 

Kárpio Márcio de Siqueira, Universidade do Estado da Bahia (Campus VIII)

Coordenador do UBUNTU - Núcleo de Estudos e Pesquisa Contextualizada Aplicada à Produção de Dispositivos Didáticos, e líder do Grupo de Pesquisa CNPQ - UBUNTU - Educação Contextualizada, Processos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos Aplicados à Produção de Dispositivos Didáticos, possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2002). Professor assistente da UNEB - Campus VIII, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Indígena, Textualidades e Literaturas no contexto Indígena, Literatura Negra Brasileira, Metodologia do ensino da Línguas, Produção Textual , TICs, Educação no Campo e Formação de professores, Produção de Material Didático para escolas Indígenas . Tem um extenso trabalho na formação de professores, gestores pedagógicos. Coordenou projetos de pesquisa em ensino pelo PIBID/Diversidade da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI, coordenada ainda, projetos de pesquisa e extensão voltados para a produção de material didático no contexto da Lei 11.645/08 com alvo na história e cultura dos povos indígenas e negros. Possui ainda vasto conhecimento na área de ensino e metodologias de Língua Inglesa e Literaturas. 

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Soares, E. G. de S., Sá, G. S. de, & Siqueira, K. M. de . (2020). A educação permanente num cenário de decolonialidade. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 8(12), e132008. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10571