A educação permanente num cenário de decolonialidade
Resumo
O presente artigo, fruto de uma pesquisa básica pura, tem como objetivo trazer uma discussão sobre os conceitos e aplicabilidade das terminologias: Educação permanente, colonialismo, colonialidade e decolonialidade, a partir do entendimento de que uma educação permanente contemporânea deve pautar-se nos princípios da Decolonialidade, como direcionamento metodológico recorremos aos enlaces de Freire e Nóvoa no sentido de eleger como ponto ilustrativo desse consenso a perspectiva da a Educação do Futuro, preconizada por aquele e apontada por este. Por fim, foi possível identificar as condições de projetar novos sistemas de representações dos signos sociais como proposta de formação permanente pelos vises da igualdade, equidade e acessibilidade tecnológica dos sujeitos. Para tanto nos validamos dos pensamentos de MOSVICI ( 2013); PUGLISI (2004) FREIRE ( 2001), GADOTTI ( 2007) OLIVEIRA; CANDAU ( 2010), NOVÓA ( 2009).
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