EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
REFLEXÕES SOBRE PRECONCEITO E DISCRINAÇÃO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O racismo é um mal que permeia a sociedade brasileira. Atitudes e práticas racistas fazem-se presentes em todos os espaços de interação social e no ambiente escolar não é diferente, inclusive na escola da educação infantil. Assim, é objetivo deste artigo analisar situações de preconceito e discriminação racial entre crianças pequenas no ambiente escolar da Educação Infantil e as ações de intervenção adotadas pelas professoras. Metodologicamente ancorado na pesquisa qualitativa, traz para a reflexão relatos de experiências de professoras, que atuam nessa etapa da educação, acerca de situações preconceituosas e/ou discriminatórias envolvendo os pequenos no cotidiano escolar. O estudo evidenciou que o racismo na educação infantil ocorre de várias maneiras, desde as relações interpessoais entre as crianças, ou dos adultos para com as crianças negras. E que é na hora do intervalo para o lanche, durante as brincadeiras, que mais ocorrem tais situações, que ferem a autoestima e imagem da criança negra e causam danos irreparáveis no seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Logo, a escola tem papel importante em fazer cumprir a lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, pondo em prática uma educação das e paras as relações étnico-raciais, isto é, uma educação antirracista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).