EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

REFLEXÕES SOBRE PRECONCEITO E DISCRINAÇÃO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alice de Miranda Lima Fundação Visconde de Cairu
  • Roseane Santana da Silva Fundação Visconde de Cairu
  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade Federal da Bahia

Resumo

O racismo é um mal que permeia a sociedade brasileira. Atitudes e práticas racistas fazem-se presentes em todos os espaços de interação social e no ambiente escolar não é diferente, inclusive na escola da educação infantil. Assim, é objetivo deste artigo analisar situações de preconceito e discriminação racial entre crianças pequenas no ambiente escolar da Educação Infantil e as ações de intervenção adotadas pelas professoras. Metodologicamente ancorado na pesquisa qualitativa, traz para a reflexão relatos de experiências de professoras, que atuam nessa etapa da educação, acerca de situações preconceituosas e/ou discriminatórias envolvendo os pequenos no cotidiano escolar. O estudo evidenciou que o racismo na educação infantil ocorre de várias maneiras, desde as relações interpessoais entre as crianças, ou dos adultos para com as crianças negras. E que é na hora do intervalo para o lanche, durante as brincadeiras, que mais ocorrem tais situações, que ferem a autoestima e imagem da criança negra e causam danos irreparáveis no seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Logo, a escola tem papel importante em fazer cumprir a lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, pondo em prática uma educação das e paras as relações étnico-raciais, isto é, uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice de Miranda Lima, Fundação Visconde de Cairu

Graduada em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), professora de uma escola comunitária na cidade de Salvador, Bahia.

Roseane Santana da Silva, Fundação Visconde de Cairu

Graduada em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), professora de uma escola comunitária na cidade de Salvador, Bahia.

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduado emPedagogia - UNEB (2008). Militante do Movimento Negro e da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade eDiversidade. Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: Educação Infantil - Conflitos Étnico-Raciais e Movimento Negro.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

Lima, A. de M., Silva, R. S. da, & Araújo, J. de A. (2022). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE PRECONCEITO E DISCRINAÇÃO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 9(14), e142005. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10567