Escritas indígenas através de blogs: a democratização do espaço literário

Autores

Resumo

A partir da década de 1990, muitos grupos indígenas vêm progressivamente intensificando suas pesquisas através de diversas áreas voltadas para a Educação. Esse fenômeno, ainda desconhecido por grande parte dos brasileiros, deve-se, entre outros motivos, pelo fato de um número considerável de indígenas terem saído de suas aldeias de origem para estudar nas capitais brasileiras, conseguindo assim títulos acadêmicos e posteriormente, publicando obras relacionadas à arte e literatura indígenas. No entanto, apesar de uma vasta gama de obras impressas publicadas por escritores indígenas, observa-se que é através da internet que muitos deles ganham maior visibilidade, seja pelo aspecto democrático e interativo deste meio de comunicação ou por ser uma alternativa mais viável para quem não tem condições financeiras em adquirir os livros. Leva-se também em consideração, que a literatura na era da contemporaneidade, adquiriu novas parcerias além do livro impresso, possibilitando assim um leque mais abrangente de divulgação artística através de blogs e redes sociais. Pretende-se com esse artigo, analisar o conteúdo dos blogs produzidos por duas escritoras indígenas: Eliane Potiguara e Graça Graúna, e como se dá a relação destes conteúdos com a sociedade contemporânea. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, faremos uso dos estudos de Daniel Munduruku (2012); Luciene Azevedo (2007); Florencia Garramuño (2004); Beatriz Resende (2008) e Eneida Maria de Souza (2002).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Carvalho da Silva Ghignatti, Universidade do Estado da Bahia (Campus XXII - Euclides da Cunha, Bahia)

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela  Universidade do Estado da Bahia -UNEB - Campus XIV, em Conceição do Coité e Especialização em Estudos Literários na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Mestra em Literatura e Diversidade Cultural na UEFS com ênfase em Literatura Portuguesa Oitocentista. Foi professora visitante da UNEB - Campus XXII, em Euclides da Cunha e na UNEB - Campus XIV, de Conceição do Coité.  Atualmente é professora substituta no Departamento de Ciências e Tecnologias - DCHT, da UNEB, Campus XXII, ministrando disciplinas voltadas para o estudo de Literatura Portuguesa, com ênfase à Literatura de Autoria Feminina. Possui experiência na Educação Básica, onde lecionou durante oito anos as disciplinas Literatura Brasileira e Redação no Colégio Propedêutico, instituição particular de ensino, localizada na cidade de Riachão do Jacuípe, Bahia.  

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ghignatti, R. C. da S. . (2020). Escritas indígenas através de blogs: a democratização do espaço literário. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 8(12), e132004. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10507