Escritas indígenas através de blogs: a democratização do espaço literário
Resumo
A partir da década de 1990, muitos grupos indígenas vêm progressivamente intensificando suas pesquisas através de diversas áreas voltadas para a Educação. Esse fenômeno, ainda desconhecido por grande parte dos brasileiros, deve-se, entre outros motivos, pelo fato de um número considerável de indígenas terem saído de suas aldeias de origem para estudar nas capitais brasileiras, conseguindo assim títulos acadêmicos e posteriormente, publicando obras relacionadas à arte e literatura indígenas. No entanto, apesar de uma vasta gama de obras impressas publicadas por escritores indígenas, observa-se que é através da internet que muitos deles ganham maior visibilidade, seja pelo aspecto democrático e interativo deste meio de comunicação ou por ser uma alternativa mais viável para quem não tem condições financeiras em adquirir os livros. Leva-se também em consideração, que a literatura na era da contemporaneidade, adquiriu novas parcerias além do livro impresso, possibilitando assim um leque mais abrangente de divulgação artística através de blogs e redes sociais. Pretende-se com esse artigo, analisar o conteúdo dos blogs produzidos por duas escritoras indígenas: Eliane Potiguara e Graça Graúna, e como se dá a relação destes conteúdos com a sociedade contemporânea. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, faremos uso dos estudos de Daniel Munduruku (2012); Luciene Azevedo (2007); Florencia Garramuño (2004); Beatriz Resende (2008) e Eneida Maria de Souza (2002).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).