A educação como ferramenta de promoção dos direitos humanos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, anexo do Colégio Estadual Machado de Assis

Autores

Resumo

As unidades prisionais do Brasil ganharam relevância na contemporaneidade, infelizmente, pelas mazelas de um sistema carcerário falido, com graves problemas de superlotação, estruturas precárias e insalubres, descumprimento ou morosidade da lei penal e violência. Diante desta realidade, a educação torna-se uma ferramenta essencial e de grande importância na formação do indivíduo e promoção da cidadania. Dentro de uma instituição prisional, torna-se ainda maior a sua relevância, pois além de garantir o acesso dos presos ao conhecimento, lhes proporciona um caminho para o processo de ressocialização e, consequentemente, a diminuição dos índices de reincidência criminal.  Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre a educação em prisões e sua utilização como ferramenta de promoção em direitos humanos. A partir dos documentos legais que garantem o direito à educação, como a Constituição Federal de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Lei de Execução Penal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de Jovens e Adultos, foi feita uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e experiências educacionais contextualizadas no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) – anexo Colégio Estadual Machado de Assis, demonstrando os resultados obtidos, dificuldades, conquistas e avanços na garantia do direito humano à educação. O estudo em questão é um relato de experiência onde o pesquisador propõe-se avaliar a evolução e as vivências educacionais ao longo dos 18 anos de atuação no CPTF, contextualizada na realidade local. Foi utilizado abordagem quanti/qualitativa, com análise dos dados estatísticos e indicadores fornecidos pela unidade prisional. A pesquisa evidenciou a importância da educação dentro do sistema prisional no CPTF, desenvolvida de forma humanizada e participativa, como relevante instrumento de inclusão social que contribui na formação da dignidade da pessoa humana e no conhecimento dos direitos das pessoas privadas de liberdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Berbel Garcia Filho, Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão – CEPROG / Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF

Professor do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão – CEPROG e agente penitenciário. Coordenador de Atividades Educacionais do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF. Pós-graduado (Especialização) em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Pós-graduando em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Sueli Santos Conceição , Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Possui graduação em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Catolica de Ciências Econômicas da Bahia - FACCEBA, Mestra em Estudos Etnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Tutora de Educação a Distância pelo UNIAFRO/ CEAO/UFBA, na formação de professores em Historia Afro Brasileira e Africana. Faz parte do grupo de Educadores da Associação Cultural e Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê. Atualmente faz parte do Grupo de pesquisa, Historicidade do Estado e do Direito: interações sociedade e meio ambiente que pertence a Linha: Direito Ambiental, conflitos socioambientais e povos/comunidades tradicionais, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Consultora em Educação Ambiental do Instituto Interamericano da Agricultura - IICA, atuou no Instituto de Gestão de Águas e Clima - INGÁ. Coordenou o Programa Agente Voluntários das Águas;e o Programa de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação, pertencentes as bacias hidrográficas baiana no INGA. Fez parte do grupo de técnicos da Missão Técnica do Projeto de Cooperação entre a República de Cabo Verde e a República Federativa do Brasil. Responsável pela analise, diagnóstico e mapeamento da educação ambiental em Cabo Verde. Atuou em 2012 como Consultora do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento no Brasil - PNUD, executando o Projeto de mapeamento de áreas com potencial produtivo para cultivo de plantas medicinais e litúrgicas das religiões de matriz africana em dois territórios de identidade Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador, registrado no seguinte nome e número Projeto BRA/07/015 ? Programa de Desenvolvimento Social Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. 

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Garcia Filho, O. B. ., & Conceição , S. S. . (2020). A educação como ferramenta de promoção dos direitos humanos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, anexo do Colégio Estadual Machado de Assis . Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 7(11), 5–21. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10353