A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA VARIAÇÃO PROSÓDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
THE RELEVANCE OF TEACHING PROSODIC VARIATION IN THE PROCESS OF LEARNING TO READ IN ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v5i10.22171Palavras-chave:
Letramento, Prosódia, Práticas LeitorasResumo
Sabe-se que os elementos prosódicos têm papel fundamental no processamento e na compreensão da leitura; por sua vez, órgãos governamentais vêm sinalizando negativamente quanto à qualidade do ensino da leitura nas séries iniciais. Partindo dessas premissas, este trabalho tem como escopo investigar como se dá o ensino destes elementos nas escolas públicas. Para alcançar nosso propósito, fomos a campo em busca do posicionamento de trinta alfabetizadoras: por meio de entrevistas semiestruturadas e observações
in loco. Para a análise dos dados obtidos, orientamo-nos em pesquisadores nacionais e estrangeiros da área. Ao término, pudemos verificar que os elementos prosódicos na prática da maioria das agentes sequer são mencionados. Ao serem questionadas sobre sua prática docente, argumentaram que não detêm o conhecimento, pois não foi estudado durante sua formação docente.
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