A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA VARIAÇÃO PROSÓDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
THE RELEVANCE OF TEACHING PROSODIC VARIATION IN THE PROCESS OF LEARNING TO READ IN ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v5i10.22171Keywords:
Letramento, Prosódia, Práticas LeitorasAbstract
Sabe-se que os elementos prosódicos têm papel fundamental no processamento e na compreensão da leitura; por sua vez, órgãos governamentais vêm sinalizando negativamente quanto à qualidade do ensino da leitura nas séries iniciais. Partindo dessas premissas, este trabalho tem como escopo investigar como se dá o ensino destes elementos nas escolas públicas. Para alcançar nosso propósito, fomos a campo em busca do posicionamento de trinta alfabetizadoras: por meio de entrevistas semiestruturadas e observações
in loco. Para a análise dos dados obtidos, orientamo-nos em pesquisadores nacionais e estrangeiros da área. Ao término, pudemos verificar que os elementos prosódicos na prática da maioria das agentes sequer são mencionados. Ao serem questionadas sobre sua prática docente, argumentaram que não detêm o conhecimento, pois não foi estudado durante sua formação docente.
Downloads
References
BARBOSA, Plínio. Prosódia. São Paulo: Parábola, 2019.
BARBOSA, Plínio. As ciências da fala. São Paulo: Parábola, 2022.
BARJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco?
São Paulo: Cortez, 2021.
CRISTÓFARO-SILVA, Taís. Fonética e fonologia do português: roteiro e guia de
exercícios. São Paulo: Contexto, 2001.
CRYSTAL, David. Prosodic systems and intonations in english. Cambridge:
Cambridge University Press, 1969.
FERREIRA, Hugo Monteiro. A geração do quarto: quando crianças e adolescentes
nos ensinam a amar. Rio de Janeiro: Record, 2022.
JOHNS-LEWIS, Catherine (ed.). Intonation in discourse. London: Croom Helm,
302 p.
KENT, Ray Dennis; READ, Charles. Análise acústica da fala. São Paulo:
Cortez, 2015.
KOMENO, Eliana Matiko et al. Velocidade de leitura e desempenho
escolar na última série do ensino fundamental. Estudos de Psicologia,
Campinas, v. 32, n. 3, p. 437-447, jul./set. 2015. DOI:
org/10.1590/0103-166X2015000300009>.
KUHL, Patricia. A new view of language acquisition. Proceedings of the National
Academy of Sciences of the United States of America Journal, v. 97, p. 11850-
, nov. 2000. DOI: <https://doi.org/10.1073/pnas.97.22.11850>. Disponível
em: <https://www.researchgate.net/publication/12276676_A_New_View_of_
Language_Acquisition>. Acesso em 20 jun. 2024
LACHERET, Anne. La compétence prosodique en français: de quoi parle-t-on?
formes, fonctions, usages. Bulletin de la Société de Linguistique de Paris,
p. 91-116, 2012.
LEITE, Sérgio Almeida Silva; COLELLO, Sílvia Maria Gomes. Alfabetização e
letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.
MISSANGAS: ESTUDOS EM LITERATURA E LINGUÍSTICA
ANO 5, NÚMERO 10, JUL – DEZ, 2024
SOARES, Magda Becker. Alfabetização: a questão dos métodos.
São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever.
São Paulo: Contexto, 2021.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Porto Alegre:
Artmed, 2006.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.