FENÔMENOS DE CONTATO LINGUÍSTICO NUMA PESQUISA DE DIALETOLOGIA PLURIDIMENSIONAL REGISTRADOS EM UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PAUTADA NA EDUCAÇÃO PARA O PLURILINGUÍSMO
PHENOMENA OF LINGUISTIC CONTACT IN A PLURIDIMENSIONAL DIALECTOLOGY RESEARCH RECORDED IN A LANGUAGE LEARNING SITUATION BASED ON EDUCATION FOR PLURILINGUALISM
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v5i9.20178Parole chiave:
Educação para o plurilinguismo, ensino de línguas, dialetologia pluridimensional, code-switchingAbstract
RESUMO: Este artigo objetiva descrever as alternâncias linguísticas de alunos que aprendem francês como a segunda língua adicional. O grupo de alunos pesquisado tem o português brasileiro como língua materna e o inglês como primeira língua adicional. Ademais, no caso específico da nossa pesquisa, o ensino de línguas se orienta por uma educação para o plurilinguismo (Kuchenbecker, 2014) ou plurilinguística (Horst e Krug, 2020; Horst, Frizzo, Fornara, Krug, no prelo) e para a definição dos critérios de seleção dos informantes, no orientamos na Dialetologia Pluridimensional e Relacional de Thun (1996, 2005, 2009, 2010). Organizamos o estudo em objetivos específicos orientados pelas dimensões dialingual, diageracional, diarreferencial e diasexual com a intenção de visualizarmos os fenômenos de alternância considerando fatores sociais distintos e, assim, entender o que influencia possíveis alternâncias linguísticas nessa realidade de ensino / aprendizagem voltada ao plurilinguismo. Os dados para esta pesquisa foram coletados através de entrevistas organizadas em quatro momentos: 1) Conversa semidirigida; 2) Produção oral; 3) Produção escrita; e 4) Questionário sobre crenças linguísticas. Os dados foram descritos, apresentados em quadros e posteriormente analisados considerando que o ensino foi pautado nas abordagens plurais. Os resultados apontam a alternância linguística / code-switching como fenômeno mais frequente, além da constatação de que é a geração mais velha que mais apresentou alternâncias.
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