GOTEJAR EM BRASEIROS: DRAMATURGIA, CURTA-METRAGEM, MONTAGEM CÊNICA E A DIMENSÃO DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i4.12063Parole chiave:
Sertão; Jogo Tribunal; Corpo.Abstract
RESUMO: Cotejo entre as obras Braseiro (2000); texto dramático, Braseiro (2013); curta-metragem e Gotejo (2020), montagem cênica. Na esteira da intertextualidade entre as obras e do dialogismo presente na réplica entre as personagens, faz-se uma crítica da dimensão do corpo no texto dramático e no curta-metragem e sua retomada, de forma investigativa e pedagógica, na montagem cênica. O corpo é tomado como metabolizador de questões caras à sertanidade, como o mandonismo na temática e o jogo literário tribunal na estruturação das obras. Para as análises, foram acionados textos clássicos e contemporâneos sobre o Sertão, como Cunha ([1902] 2019), Lopes (2012) e Albuquerque Jr. (2011). Os resultados dessas reflexões são as proposições de uma retomada do corpo para pensar a literatura, o cinema e o teatro baianos.
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