A LINGUAGEM NO GUIA DIGITAL PNLD - 2020 - LITERÁRIO (PDF)

Auteurs-es

  • Lara Jatkoske Lazo escola municipal agrícola de tempo integral, a E.M.A. "Eng. Rubens Foot Guimarães" - Rio Claro-SP

DOI :

https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.12645

Mots-clés :

Guia PNLD - Literário; Ensino de língua; Diversidade linguística.

Résumé

Resumo: este artigo apresenta uma análise da linguagem do e-book Guia PNLD 2020 - Obras Literárias (PDF) e visa a identificar a política linguística presente no corpus selecionado e sua visibilidade terminológica: se reproduz ou não a ideia universalista de apagamento das diferenças culturais e linguísticas, a fim de identificar que tipo de discurso é oferecido aos professores, na seleção de obras nacionais e estrangeiras, e aos alunos do ensino fundamental da escola pública. Observa-se como se manifesta o olhar ao multicultural e ao multilinguismo (GUIMARÃES, 2005, p. 22) no âmbito do ensino da língua materna do Brasil, no contexto de diversidades linguísticas nacionais e migração. A metodologia de análise, a documental, pauta-se na análise do discurso (BAKHTIN, 2010, 2015, 2016). Conclui-se que, no corpus, é presente o olhar à diversidade, com mais espaço ao multicultural do que ao multilinguismo (PUH, 2020), e cujos níveis de apagamento se dão mais efetivamente no corpo do texto do documento, pela escassa expressividade de uma terminologia que se refira, diretamente, a eles, possível efeito da ausência de uma sistematização de políticas linguísticas que dê mais visibilidade às diferenças (PUH, 2020) e que oriente os professores a refletir sobre as questões da diversidade linguística na escolha das obras.

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Biographie de l'auteur-e

Lara Jatkoske Lazo, escola municipal agrícola de tempo integral, a E.M.A. "Eng. Rubens Foot Guimarães" - Rio Claro-SP

Sou professora estatutária de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II em uma escola municipal agrícola de tempo integral, a E.M.A. "Eng. Rubens Foot Guimarães" - Rio Claro-SP. Sou professora de ballet, bailarina e também tenho uma academia de dança.  Fiz a graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa/Latim, na Unesp de Araraquara-SP; mestrado em Educação, na linha de Linguagem-Experiência-Memória-Formação, na Unesp de Rio Claro-SP.  Atualmente faço doutorado (primeiro ano) em Educação, na linha de Linguagem-Experiência-Memória-Formação, na Unesp de Rio Claro-SP;

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Publié-e

2021-12-20