NHÔ GUIMARÃES: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O TEATRO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i4.12388

Mots-clés :

Literatura; Teatro; Adaptação.

Résumé

Refletir sobre o processo de adaptação de um texto literário para o teatro se constitui como escopo primordial do artigo, mediante a reconstituição da trajetória criativa da montagem teatral do texto Nhô Guimarães, do escritor baiano Aleilton Fonseca, pelo Núcleo Criaturas Cênicas, da cidade de Salvador, Bahia. Para isso, a investigação assume como horizonte metodológico a pesquisa qualitativa, com enfoque nas subjetividades dos sujeitos, partindo da escuta dos principais profissionais envolvidos na adaptação: o autor do romance, a atriz e o diretor do espetáculo. Alguns resultados parciais das entrevistas revelam que a experiência de adaptação de uma linguagem artística para outra é um ato criativo em si mesmo, já é, em si, outra obra de arte. O texto visa contribuir para provocar reflexões e ideias e estimular ações e projetos de pesquisadores e criadores do teatro e da literatura que desejem abrir o diálogo entre uma obra já construída, criando outra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Edinilson Mota Dias (Pará) (Pará), UFBA

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Jornalista. Diretor de teatro.

Cilene Nascimento Canda Canda, Universidade federal da Bahia

Doutora pelo P´rograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Professora do P´rograma de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Références

ANDRADE, Fábio de Souza. Samuel Beckett: O Silêncio Possível. São Paulo. Ateliê Editorial, 2001.
BERRETINNI, Célia. Samuel Beckett: Um Escritor Plural. São Paulo. Perspectiva, 2004.
XXXXX, XXXXX. Ensino de teatro: fundamentos e didática. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro. Ouro sobre azul, 2011.
CHEKHOV, Michael. Para o Ator. São Paulo. Martins Fontes, 1996.
FONSECA, Aleilton. Nhô Guimarães. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2006.
HELDER, Santos Rocha e DIAS, Márcio Roberto Soares. A Vingança do Sertanejo no Romance Nhô Guimarães de Aleilton Fonseca. Fólio: Revista de Letras, v. 1, n 4, jan/jun, 2012. Acesso em: 05 de junho de 2021. Disponível em: https://core.ac.uk/display/236653352
MARFUZ, Luiz. Beckett e a Implosão da Cena: Poética Teatral e Estratégias de Encenação. São Paulo/Salvador. Editora Perspectiva/PPGAC, 2013.
OLIVEIRA, J. M. de. Do íntimo ao público: adaptação de textos não dramáticos para o teatro. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2925/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_%c3%8dntimoP%c3%bablicoAdapta%c3%a7%c3%a3o.PDF Acesso em 12 de janeiro de 2021.
PEREIRA, Daniel Martins Alves. Fragmentos de um Discurso Absurdo: diálogo Entre Esperando Godot, de Samuel Beckett, e “Sarapalha”, de João Guimarães Rosa. Londrina, 2005. Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras (dissertação de Mestrado). Disponível em: http:/www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000110055 Acesso em 16 de maio de 2021.
SANTOS, Adna Evangelista Couto dos. O Processo criativo de Aleilton Fonseca em Nhô Guimarães: Edição Genética e Estudo Crítico. Salvador. 2018. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (tese de doutorado), Universidade Federal da Bahia (UFBA). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28683 Acesso em 10 de junho de 2021.
SANTOS, Adna Evangelista Couto dos Santos e REGINA, Silvia La. Nhô Guimarães, de Aleilton Fonseca: A Gêneses, o Texto Literário e a Memória. In: Anais do XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Universidade Estácio de Sá, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/completo/Nh%C3%B4%20Guimar%C3%A3es%20-%20ADNA.pdf Acesso em 13 de abril de 2021.
SANTOS, Gláucio Machado. Iniciação a Direção Teatral: Sugestões Práticas e Aspectos Teóricos. São Paulo. Hucitec Editora, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-21