O GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

THE MEMORIAL GENRE AS A DIALOGICAL PROCESS OF IDENTITY (RE) CONSTRUCTION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i11.22030

Palabras clave:

Construção identitária, Gênero discursivo, Memorial

Resumen

Este artigo apresenta duas análises de memoriais produzidos, em sala de aula, por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. Discute-se como esses memoriais se constroem, representam e se relacionam com as identidades dos alunos escritores. Identifica-se, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa. Como embasamento teórico-metodológico, discute-se a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012). Destaca-se a discussão sobre gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa.  As análises são desenvolvidas de modo qualitativo e comparativo, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados, sendo um de estudante da zona urbana e outro da zona rural. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail; DUVAKIN, Viktor. Mikhail Bakhtin em diálogo - Conversas de 1973 com Viktor Duvakin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a. 476p.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010b. 155p.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na arte verbal. In: Questões de literatura estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fomoni Bernardini (et al).7 ed. São Paulo: Hucitec, 2014[1924].

BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2017.

DI FANTI, M. da G. C. Notas sobre a alteridade em Bakhtin. In: PASCHOAL, C. (org). Círculo de Bakhtin: alteridade, diálogo e dialética. [livro eletrônico], Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Polifonia, 2020. P. 7-28.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo. ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FERREGUETT, Cristhiane. Relações dialógicas em revista infantil: processo de adultização de meninas. 2014. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de pós-graduação em Letras da PUCRS. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/6929 Acesso em 09 Jan.

MACIEL, Lucas Vinício de Carvalho. Além de “Os gêneros do discurso”. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 53, n. 1, p. 27-38, 2011.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievtch. O método formal nos estudos literários: introdução a uma crítica poética sociológica. Tradutoras Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012[1928].

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais - Investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. Trad de Pedrinho A. Guareschi.

OLIVEIRA, Gisele de Freitas Paula. Diálogos e silenciamentos docentes: O(s) Gênero(s) do Discurso argumentativo em sala de aula. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Linguística- UFES, 2021.

SANTOS, José. Crianças do Brasil - Suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos. São Paulo: Peirópolis: Museu da Pessoa, 2008. 96 p.

SARTORI, Adriane Teresinha. Os professores e sua escrita: o gênero discursivo "memorial de formação". 2008. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607029. Acesso em: 09 Jan. 2024.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª ed., São Paulo: Editora 34, 2017. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo.

Publicado

2024-12-29