O GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
THE MEMORIAL GENRE AS A DIALOGICAL PROCESS OF IDENTITY (RE) CONSTRUCTION
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i11.22030Keywords:
Construção identitária, Gênero discursivo, MemorialAbstract
Este artigo apresenta duas análises de memoriais produzidos, em sala de aula, por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. Discute-se como esses memoriais se constroem, representam e se relacionam com as identidades dos alunos escritores. Identifica-se, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa. Como embasamento teórico-metodológico, discute-se a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012). Destaca-se a discussão sobre gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises são desenvolvidas de modo qualitativo e comparativo, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados, sendo um de estudante da zona urbana e outro da zona rural. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail; DUVAKIN, Viktor. Mikhail Bakhtin em diálogo - Conversas de 1973 com Viktor Duvakin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a. 476p.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010b. 155p.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na arte verbal. In: Questões de literatura estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fomoni Bernardini (et al).7 ed. São Paulo: Hucitec, 2014[1924].
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2017.
DI FANTI, M. da G. C. Notas sobre a alteridade em Bakhtin. In: PASCHOAL, C. (org). Círculo de Bakhtin: alteridade, diálogo e dialética. [livro eletrônico], Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Polifonia, 2020. P. 7-28.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo. ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FERREGUETT, Cristhiane. Relações dialógicas em revista infantil: processo de adultização de meninas. 2014. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de pós-graduação em Letras da PUCRS. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/6929 Acesso em 09 Jan.
MACIEL, Lucas Vinício de Carvalho. Além de “Os gêneros do discurso”. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 53, n. 1, p. 27-38, 2011.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievtch. O método formal nos estudos literários: introdução a uma crítica poética sociológica. Tradutoras Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012[1928].
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais - Investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. Trad de Pedrinho A. Guareschi.
OLIVEIRA, Gisele de Freitas Paula. Diálogos e silenciamentos docentes: O(s) Gênero(s) do Discurso argumentativo em sala de aula. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Linguística- UFES, 2021.
SANTOS, José. Crianças do Brasil - Suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos. São Paulo: Peirópolis: Museu da Pessoa, 2008. 96 p.
SARTORI, Adriane Teresinha. Os professores e sua escrita: o gênero discursivo "memorial de formação". 2008. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607029. Acesso em: 09 Jan. 2024.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª ed., São Paulo: Editora 34, 2017. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.