O GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
THE MEMORIAL GENRE AS A DIALOGICAL PROCESS OF IDENTITY (RE) CONSTRUCTION
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i11.22030Palavras-chave:
Construção identitária, Gênero discursivo, MemorialResumo
Este artigo apresenta duas análises de memoriais produzidos, em sala de aula, por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. Discute-se como esses memoriais se constroem, representam e se relacionam com as identidades dos alunos escritores. Identifica-se, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa. Como embasamento teórico-metodológico, discute-se a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012). Destaca-se a discussão sobre gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises são desenvolvidas de modo qualitativo e comparativo, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados, sendo um de estudante da zona urbana e outro da zona rural. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.
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