O GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

THE MEMORIAL GENRE AS A DIALOGICAL PROCESS OF IDENTITY (RE) CONSTRUCTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i11.22030

Palavras-chave:

Construção identitária, Gênero discursivo, Memorial

Resumo

Este artigo apresenta duas análises de memoriais produzidos, em sala de aula, por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. Discute-se como esses memoriais se constroem, representam e se relacionam com as identidades dos alunos escritores. Identifica-se, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa. Como embasamento teórico-metodológico, discute-se a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012). Destaca-se a discussão sobre gêneros do discurso, na perspectiva bakhtiniana, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa.  As análises são desenvolvidas de modo qualitativo e comparativo, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados, sendo um de estudante da zona urbana e outro da zona rural. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.

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Publicado

2024-12-29