A LINGUAGEM NO GUIA DIGITAL PNLD - 2020 - LITERÁRIO (PDF)
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.12645Palavras-chave:
Guia PNLD - Literário; Ensino de língua; Diversidade linguística.Resumo
Resumo: este artigo apresenta uma análise da linguagem do e-book Guia PNLD 2020 - Obras Literárias (PDF) e visa a identificar a política linguística presente no corpus selecionado e sua visibilidade terminológica: se reproduz ou não a ideia universalista de apagamento das diferenças culturais e linguísticas, a fim de identificar que tipo de discurso é oferecido aos professores, na seleção de obras nacionais e estrangeiras, e aos alunos do ensino fundamental da escola pública. Observa-se como se manifesta o olhar ao multicultural e ao multilinguismo (GUIMARÃES, 2005, p. 22) no âmbito do ensino da língua materna do Brasil, no contexto de diversidades linguísticas nacionais e migração. A metodologia de análise, a documental, pauta-se na análise do discurso (BAKHTIN, 2010, 2015, 2016). Conclui-se que, no corpus, é presente o olhar à diversidade, com mais espaço ao multicultural do que ao multilinguismo (PUH, 2020), e cujos níveis de apagamento se dão mais efetivamente no corpo do texto do documento, pela escassa expressividade de uma terminologia que se refira, diretamente, a eles, possível efeito da ausência de uma sistematização de políticas linguísticas que dê mais visibilidade às diferenças (PUH, 2020) e que oriente os professores a refletir sobre as questões da diversidade linguística na escolha das obras.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
BARZOTTO. Valdir H. Leitura de Revistas Periódicas: forma, texto e discurso. Um estudo sobre a revista Realidade (1966-1976). Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP, 1998.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho deliberativo. Ministé-rio da Educação. Resolução nº12, de 07 de outubro de 2020. Dispõe sobre o Programa Nacio- nal do Livro e do Material Didático –PNLD, Brasília, 07 out. 2020. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/
legislacao/item/13844-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-12,-de-07-de-outubro-de-2020 >. Acesso em: 26 out. 2020.
ESTUPIÑÁN, Mireya C.; BERMÚDEZ, Miguel Á. M. Enseñanza de las lenguas en Colombia desde una perspectiva glotopolítica. Cuadernos de Lingüística Hispánica, n°. 35, Enero-Junio 2020, pp. 181-206.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE. Ministério da Educação. Programas do livro. 2020. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index. php/programas/programas-do-livro/pnld/escolha-pnld-lit-2020>. Acesso em: 26 out. 2020.
GUIA DIGITAL PNLD (2020) Literário, 2020. Disponível em: < https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020_literario/inicio >. Acesso em: 22 out. 2020.
GUIMARÃES, Eduardo (Coord.). Línguas do Brasil. Ciência e Cultura (Temas e Tendência), São Paulo, v. 57, n. 2, p. 22 - 25, abr./jun., 2005.
PNLD Literário 2020: tudo sobre o programa. Disponível em: < https://www.edocente. com.br/pnld-literario-tudo-sobre-o-programa/ >. Acesso em: 20 out. 2020.
PUH, Milan. “Tudo junto e misturado?”: as contribuições e os limites do multiculturalismo no ensino de línguas. El toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura. Cátedra de Didáctica de la lengua y la literatura I. Depto. de Letras. Facultad de Humanidades y Cien- cias de la Educación. Universidad Nacional de La Plata. ISSN 1853-3124. Año 11, Nr.º. 20-21, julio de 2020. pp. 415-432. Disponível em: <http://www.eltoldodeastier.fahce.http://www.eltoldodeastier.fahce.unlp.edu.ar/ numeros/ numero20/pdf/Puh.pdf>. Acesso em: 10 set. 2020.
ROSSI-LANDI, Ferruccio. II A linguagem como trabalho e como mercado. In: A linguagem como trabalho e como mercado: uma teoria da produção e da alienação linguísticas. São Paulo: Editora DIFEL, 1985. p. 63 - 105.
SCHLIEBEN-LANGE, Brigitte. Trad. Fernando Tarallo et. al. História do Falar e História a Linguística. Campinas Editora da UNICAMP, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.