O DEPARTAMENTO FEMININO DO CLUBE”, DE HELENA PARENTE CUNHA: IMPOSIÇÕES QUESTIONÁVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i4.12128

Palavras-chave:

Autoria de mulheres, Relações de gênero, Helena Parente Cunha

Resumo

A partir dos pressupostos da crítica feminista, neste artigo, pretendemos analisar o conto “O departamento feminino do clube”, pertencente à Coletânea Vento ventania vendaval, da escritora Helena Parente Cunha, a fim de identificar de que maneira a narrativa evidencia a subjugação e imposição de papeis domésticos às mulheres. Verificamos, também, a metáfora por trás da referência a esse departamento feminino (trazida já no título), ou seja, esse meio de repartição e/ou subdivisão dentro de esferas públicas ou privadas. A narrativa da autora delineia um quadro da sociedade da época, mas traz à tona temáticas contemporâneas, uma vez que aborda a desigualdade de gênero e tece, por meio do texto literário, uma crítica aos discursos e práticas sociais que alimentam o olhar hierárquico entre os gêneros. No conto, evidencia-se a divisão dos papeis e a existência dos contratos sociais e matrimoniais, os quais são pregados nas linhas teóricas do feminismo.  Diante do exposto, analisamos as marcas sociais e culturais deixadas pelos valores patriarcais de dominação e submissão das mulheres.  Pela perspectiva teórico crítica feminista, este estudo dialoga com as bases teóricas de: Pateman (1993), Lauretis (1994) e Showalter (1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: experiência vivida. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
CUNHA, Bárbara Madruga. Violência contra a mulher, direito e patriarcado: perspectivas de combate à violência de gênero. XVI Jornada de iniciação científica de Direito da UFPR. Curitiba, 2014. Disponível em: http://www.direito.ufpr.br. Acesso em 01 de março de 2021.
CUNHA, Helena Parente. Vento ventania vendaval: contos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1998.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (org.) Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-237.
PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Tradução Marta Avancini. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Repensando a cultura, a literatura e o espaço de autoria feminina. In: NAVARRO, M. H. (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre UFRGS, 1995.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Estudos culturais de gênero e estética da recepção: leitura na perspectiva feminina. Nonada Letras em Revista. Porto Alegre, ano 15, n. 19, p. 145-157, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5124/512451673014.pdf. Acesso em 25 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-21