Chamada para publicação Volume 12, nº. 2 (jul-dez 2024.2) Direitos linguísticos e literários na formação do leitor cultural

2024-06-30

EMENTA: Refletir sobre os direitos linguísticos e literários é condição sine qua non para entender as formas de cerceamento e inviabilização porque passam os indivíduos em suas comunidades rurais e urbanas, no que diz respeito à distribuição dos bens culturais. Assim, este dossiê pretende um espaço de discussão sobre o cerceamento dos direitos linguísticos e literários impingido pela barbárie do capitalismo, colonialismo e patriarcado sobre as organizações populares rurais e urbanas, com o intuito de refletir e estabelecer critérios que alimentem uma proposta para os letramentos, as identidades e a formação de educadores que atuarão nas organizações comunitárias, populares e escola formal. Em vista disso, buscaremos analisar o lugar ocupado pela língua e pela literatura na construção identitária e política dos sujeitos, no que diz respeito à produção de uma política de emancipação intelectual; destacando três pontos cruciais: a presença/ausência, no texto literário, de um discurso que priorize a noção de construção social da subjetividade, vendo o corpo/língua como um produto cultural; o mito do monolinguísmo no Brasil como dispositivo de dominação e exclusão do outro e, a promoção de uma discussão sobre as políticas públicas culturais para a produção e consumo da língua e da literatura no Brasil. A partir dessas considerações, o Dossiê 2024.2 apresenta propostas no contexto teórico e metodológico de pesquisas acerca de Direitos linguísticos e literários na formação do leitor cultural. Tais pesquisas serão de fundamental relevância para se pensar a pesquisa-formação construída pelos saberes acadêmicos e experienciais como constructos necessários à formação docente. Isto posto, seguem alguns recortes temáticos sobre os quais receberemos colaborações para o número da Revista Grau Zero ISSN 2318-7085 aqui proposto:


  1. Literatura, letramento e resistência
    2. Ativismo político-linguístico para o ensino da Língua
    3. Direitos literários na formação do leitor.
    Revista Grau Zero: Revista de Crítica Cultural

 

Cronograma

Submissão de artigos, resenhas e entrevistas: até 30 de setembro

Avaliação dos artigos, resenhas e entrevistas: outubro

Revisão e diagramação dos textos: novembro

Publicação do dossiê: dezembro de 2024.


Alagoinhas: Pós-Crítica, 2024, Publicação Semestral ISSN 2318-7085

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