A caracterização como composição da imagem e ponto de partida para análise da representação de personagens negras no cinema brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v11n2.p219Palavras-chave:
Representação, Imagens de Controle, Caracterização, Personagens NegrasResumo
Este artigo busca pensar a caracterização (articulação de figurino, maquiagem e cabelo) como elemento fundamental para a composição da imagem de personagens, sendo compreendida tanto em relação a elementos da técnica (como luz, cor, cenografia), como em relação a elementos advindos do contexto social de produção da obra, a partir dos quais a qualidade das representações se tornam objeto de análise. São analisadas as produções cinematográficas brasileiras Kbela (2015), Alfazema (2019) e Marte Um (2022), partindo dos principais elementos que compõem a visualidade de personagens femininas negras para pensar as relações objetivas e subjetivas que se desdobram entre a caracterização destas personagens e os estereótipos visuais associados a corpos negros na indústria cinematográfica de massa, a partir dos conceitos de representação e imagens de controle, conforme trabalhados por bell hooks e Patricia Hill Collins, respectivamente.
[Recebido em: 14 out. 2023 – Aceito em: 15 dez. 2023]
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