Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal o liberal, de Mariana (MG)
Resumo
Resumo: Os atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, em Mariana (MG), em novembro de 2015, continuam enfrentando problemas, principalmente relacionados ao atraso no reassentamento das famílias por parte da empresa e Fundação Renova. A Fundação Renova, criada no ano seguinte, busca gerenciar a reparação e compensa-ção de danos causados pelo rompimento. Este traba-lho objetiva descrever e analisar a organização narra-tiva da notícia “Dois anos após a tragédia, atingidos pela barragem de Fundão cobram mais ação da Sa-marco e Renova”, publicada em 10 de novembro de 2017, pelo Jornal O Liberal, de Mariana (MG), a partir da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. A encenação narrativa na notícia descrita e analisada ocorre em uma situação de comunicação que envolve um projeto de escrita e as experiências vividas dois anos após o rompimento, com suas respectivas con-sequências.
Palavras-Chave: Rompimento da barragem de Fun-dão. Semiolinguística. Modo de Organização do Dis-curso Narrativo.
Downloads
- Visualizações do Artigo 122
- PDF downloads: 71
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.