Pontos de cultura do litoral norte e agreste baiano
produção e conexões estético-políticas
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v7n1.p129Palavras-chave:
Programa Cultura Viva, Pontos de Cultura, Popularização da ciência, Política Cultural, Territórios de identidadeResumo
Em sua contribuição para o debate, essa pesquisa propõe investigar a cadeia produtiva e as conexões estético-políticas no âmbito dos Pontos de Cultura implantados pelo Programa Cultura Viva (2014) em comunidades de Alagoinhas, Esplanada, Pedrão e Aramari, localizadas no território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Como estratégias metodológicas, faremos um mapeamento dos impactos socioculturais das ações do Programa nessas comunidades de atuação, além de avaliação das ações que permeiam os Pontos de Cultura. A pesquisa utiliza um método empírico, mediado por entrevistas e teórico, pautado em pesquisa bibliográfica que versa sobre política cultural brasileira, versões de cultura, desenvolvimento e territórios de identidade. Os resultados parciais evidenciam a difusão dos territórios de identidade sob a perspectiva de popularização da ciência no imbricamento com os Pontos de Cultura, sendo ferramentas de participação e controle social das políticas públicas de Cultura.
[Recebido: 29 dez. 2018 – Aceito: 06. abril 2019]
Downloads
Referências
BALANDIER, Georges. Antropologia Política. Trad. Carina C. Battaglia. Buenos Aires: Ed. Del Sol, 2005.
CALABRE, Lia. Desafios à construção de políticas culturais: balanço da gestão Gilberto Gil. In: Proa - Revista de Antropologia e Arte [online]. Ano 01, vol. 01, n. 01, ago. 2009. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/proa/debates/debatelia.html.
COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras/FAPESB, 2004.
DA MATTA, Roberto. O Ofício do etnólogo ou como ter o Anthropological Blues. Cadernos PPGAS. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1978.
DELEUZE Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luís Orlândia e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Os Mil Platôs. Vol. 3. Trad. de Luís Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1996.
Secretaria da Cultura e Turismo da bahia. Guia Cultural da Bahia: Litoral Norte e Agreste. Salvador: Ed. SCT, 1999.
Secretaria da Cultura e Turismo da bahia. Base de Dados dos Pontos de Cultura da Bahia – 2008 a 2016. Salvador: EGBA, 2016.
TURINO, Célio. Ponto de Cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Editora Anita Garibaldi, 2009.
VAN VELSEN, Jaap. Análise situacional e o método de estudo de caso detalhado In: Feldman-Bianco, Bela (org.). Antropologia das Sociedades Contemporâneas - Métodos. São Paulo: Editora Global Universitário, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.