Pontos de cultura do litoral norte e agreste baiano: produção e conexões estético-políticas
Resumo
Resumo: Em sua contribuição para o debate, essa pesquisa propõe investigar a cadeia produtiva e as conexões estético-políticas no âmbito dos Pontos de Cultura implantados pelo Programa Cultura Viva (2014) em comunidades de Alagoinhas, Esplanada, Pedrão e Aramari, localizadas no território de identi-dade Litoral Norte e Agreste Baiano. Como estraté-gias metodológicas, faremos um mapeamento dos impactos socioculturais das ações do Programa nes-sas comunidades de atuação, além de avaliação das ações que permeiam os Pontos de Cultura. A pesqui-sa utiliza um método empírico, mediado por entrevis-tas e teórico, pautado em pesquisa bibliográfica que versa sobre política cultural brasileira, versões de cul-tura, desenvolvimento e territórios de identidade. Os resultados parciais evidenciam a difusão dos territó-rios de identidade sob a perspectiva de popularização da ciência no imbricamento com os Pontos de Cultu-ra, sendo ferramentas de participação e controle so-cial das políticas públicas de Cultura.
Palavras-chave: Programa Cultura Viva. Pontos de Cultura. Popularização da ciência. Política Cultural. Territórios de identidade.
Downloads
- Visualizações do Artigo 119
- PDF downloads: 129
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.