Vendem-se causas, compram-se lutas!

A apropriação de questões sociais pela indústria cultural

Autores

  • Júlia dos Anjos Costa Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v7n1.p57

Palavras-chave:

Questões Sociais, Esclarecimento, Indústria Cultural, Mídia

Resumo

O presente ensaio discute e analisa alguns modos de apropriação de questões sociais pela indústria cultural, que visualiza nestas um lucrativo nicho de mercado a ser constantemente explorado. Esta análise se desenvolverá a partir do conceito de esclarecimento abordado por Immanuel Kant (1784) e em seus desdobramentos através de Teodor Adorno e Max Horkheimer (1947), no intuito de explorar as ideias que podem auxiliar na compreensão sobre as cínicas amarras capitalistas, que moldam a subjetividade dos indivíduos na busca por dominá-los de modo totalitário. Com isso, busca-se examinar também como essa apropriação ocorre ao fazer uso da força midiática (tais como moda, publicidade e cinema) como ferramenta de alienação da massa, citando casos relevantes ocorridos em setores distintos, relacionando com os malefícios que a Indústria Cultural promove.

[Recebido: 28 dez. 2017 – Aceito: 12 abril. 2019]

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Biografia do Autor

Júlia dos Anjos Costa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Graduada em Comunicação social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Referências

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

COSTA, J. dos A. Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 1, p. 57–76, 2019. DOI: 10.30620/gz.v7n1.p57. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7345. Acesso em: 23 dez. 2024.