Vendem-se causas, compram-se lutas!
A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v7n1.p57Palavras-chave:
Questões Sociais, Esclarecimento, Indústria Cultural, MídiaResumo
O presente ensaio discute e analisa alguns modos de apropriação de questões sociais pela indústria cultural, que visualiza nestas um lucrativo nicho de mercado a ser constantemente explorado. Esta análise se desenvolverá a partir do conceito de esclarecimento abordado por Immanuel Kant (1784) e em seus desdobramentos através de Teodor Adorno e Max Horkheimer (1947), no intuito de explorar as ideias que podem auxiliar na compreensão sobre as cínicas amarras capitalistas, que moldam a subjetividade dos indivíduos na busca por dominá-los de modo totalitário. Com isso, busca-se examinar também como essa apropriação ocorre ao fazer uso da força midiática (tais como moda, publicidade e cinema) como ferramenta de alienação da massa, citando casos relevantes ocorridos em setores distintos, relacionando com os malefícios que a Indústria Cultural promove.
[Recebido: 28 dez. 2017 – Aceito: 12 abril. 2019]
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Referências
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