Yakaikanῖ
da narrativa à identidade dos povos Galibi-Marworno e Palikur em Oiapoque/AP
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v7n2.p105Palavras-chave:
Povos indígenas, Oralidade, Memória, YakaikanῖResumo
Narrar compõe um cenário de vivência, ora individual, ora coletivo. Nas comunidades indígenas, nas quais, não é comum o registro escrito dos fatos, o ato de contar histórias registra os ocorridos e propaga a memória cultural dos povos. As imagens-lembranças referenciam-se em situações passadas. A compreensão humana absorve as partes, e nesse processo, é possível armazenar o passado como memória por meio da oralidade. Nessa perspectiva, este estudo versa sobre a narrativa da Cobra grande, conhecida pelos povos indígenas Galibi-Marworno, como Yakaikanῖ, na língua khéuol. A reflexão sobre a narrativa é acompanhada da leitura crítica de textos sobre a oralidade, dos estudos culturais e antropológicos.
[Recebido: 12 jun. 2019 – Aceito: 30 ago. 2019]
Downloads
Referências
AGRA, K.L. de O. A integração da língua e da cultura no processo de tradução. São Paulo: 2007, p.01-18. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/agra-klondy-integracao-da-lingua.pdf. Acesso em 30 jan. 2018.
AZEVEDO, Adriana Maria Tenuta. Narrativa. In: Estrutura narrativa e espaços mentais/ Adriana Maria Tenuta de Azevedo. – Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006. p. 46-59.
BHABHA, Hommi K. O Local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CAPIBERIBE, Artionka. Palikur: história e organização social de um povo entre dois países. In: A Presença do invisível vida cotidiana e Ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque/ Lux Boelitz Vidal; José Carlos Levinho; Luís Donisete Benzi Grupioni (Org.) – Rio de Janeiro: Iepé – Museu do Índio, 2016, p. 85-105.
DESCALTAGNÉ, Regina. Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no 20. Brasília, julho/agosto de 2002, pg. 33-87. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2214. Acesso em: 07 jan. 2019.
DINIZ, Thais Flores Nogueira. Tradução: da Semiótica à cultura. In. Estudos da tradução. Mariana – BH: Com textos Revistas do Departamento de Letras-UFOP,1996.
FERNANDES, Frederico A. G. Oralidade e literatura: manifestações e abordagens no Brasil [livro eletrônico] / Frederico Augusto Garcia Fernandes (Org.). – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/editora/portal/pages/livros-digitais-gratuitos.php. Acesso em: 25 nov. 2017.
SARTRE, Jean-Paul. O imaginário: Psicologia Fenomenológica da Imaginação. São Paulo: Ática, 1996.
VIDAL, Lux Boelitz. Galibi-Marworno: cotidiano e vida ritual. In: A Presença do invisível vida cotidiana e Ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque/ Lux Boelitz Vidal; José Carlos Levinho; Luís Donisete Benzi Grupioni (Org.) – Rio de Janeiro: Iepé – Museu do Índio, 2016, p.123-141.
VIDAL, Lux. A Cobra Grande: uma introdução a cosmologia dos Povos Indígenas do Uaçá e Baixo Oiapoque – Amapá. / Lux Vidal. 2ª ed. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.