Walter Benjamin e A Reprodutibilidade Técnica
Uma Leitura dos Booktubers na Internet
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n1.p127Palavras-chave:
Reprodutibilidade, Técnica, Booktubures, YouTubeResumo
O objetivo desse trabalho é fazer uma análise interpretativa entre o texto teórico de Benjamin A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade técnica e o trabalho produzido pela jornalista Isabella Lubrano no Youtube em seu Canal Ler Antes de Morrer. Como bem observou Benjamin no cinema e na fotografia, artes, que passaram por um processo de reprodução em série e hoje atinge escala macro integrando os meios e a sociedade. Mas esse estímulo, segundo Benjamin veio acompanhado da perda da "aura", análise exagerada para se referir a um objeto artístico que saiu do pedestal e se tornou algo habitual, mas ilustra bem o processo de reprodução e produção dessas artes que passaram a interferir e modificar a vida das pessoas e as suas relações sociais. A principal intenção aqui é questionar e pensar o booktubers como um aparelho tecnológico que tem mudado a fisionomia da crítica literária e como esse tipo de crítica emerge nesse espaço e produz uma gama de contradições. Assim, em observação a crítica literária feita no YouTube, nota-se uma reprodução e produção de uma crítica em série que atinge níveis de público altíssimo mas que pela exigência de uma produção voltada ao capital perde também sua qualidade ao mesmo tempo que divulga o livro literário.
[Recebido: 13 dez. 2017 – Aceito: 01 mar. 2018]
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica”. In: Magia e Técnica, Arte e política. Obras escolhidas I. Trad. Rouanet S. P. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Fenômeno dos booktubers. Disponível em: http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,fenomeno-dosbooktubers-difunde-classicos-literarios-para-publicojovem,70001898464. Acessado em 20 de agosto de 2017. Signifido de Vlog. Disponível em: http://www.significados.com.br/vlog. Acessado em: 17/10/2016.
DANTAS, Tiago. "Youtube". In: Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acesso em: 27 de agosto de 2017.
LUBRANO, ISABELLA. Dom Casmurro, de Machado de Assis (#54). Canal ler antes de morrer. 18 de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cgEDCx6yq10. Acessado em: 22 de mar 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.