Preços de liquidação

uma alegoria da modernidade

Autores

  • Fernando de Jesus Novaes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p253

Palavras-chave:

Alegoria, Modernidade, Consumo

Resumo

Este texto é uma proposta de leitura da modernidade e a sociedade de consumo, a partir dos conceitos de alegoria, vivência e experiência de Walter Benjamin, visualizando a centralidade do consumo na contemporaneidade como uma forma alegórica do mundo globalizado na redefinição das sociabilidades e do próprio sujeito – transformado em mercadoria. Compreendemos que o mercado, através da figura do shopping, é a realização plena da experiência de ruptura da modernidade com a tradição, na medida em que é lugar de instauração e culto do novo como condição sine qua non de sua existência.

[Recebido: 15 de jul de 2016 – Aceito: 09 de nov de 2016]

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Biografia do Autor

Fernando de Jesus Novaes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – PPGEL da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

NOVAES, F. de J. Preços de liquidação: uma alegoria da modernidade. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 253–264, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n2.p253. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3513. Acesso em: 13 nov. 2024.