O canto das sereias
o processo de manipular as massas através da dramatização televisiva da crise política brasileira de 2016
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p193Palavras-chave:
Angústia, Desejo, Transteatralização, Espetáculo, MídiasResumo
Este artigo dedicase a uma reflexão política, psicanalítica, sociológica e teatral dos aspectos que culminaram com o golpe de estado no Brasil em 2016. Realizo uma análise sobre o processo de indução das massas através de práticas de comunicação, sobretudo as televisivas, baseadas na produção de dramatizações das investigações policiais e embates políticos recentes, com fins a manipular a angústia popular, ocultar o fracasso do mito brasilis, e estimular o desejo comum em torno dos direcionamentos que a midia propuser na legitimação de novas verdades. Para tanto, emprego as noções de sujeito, angústia e desejo de Freud e, especialmente, Lacan; recorro à Dubatti para compreender o fenômeno da transteatralização e espetacularização; e a Martín-Barbero para pensar o papel da midia e seus dispositivos de enunciação enviesados por encenações tendenciosas que pretendem influenciar as multidões.
[Recebido: 30 de ago de 2016 – Aceito: 10 de nov de 2016]
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