Formando a nação
o papel dos periódicos e do IHGB na construção da história do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v5n1.p75Palavras-chave:
Imprensa, Interesses políticos, HistóriaResumo
A história do Brasil e a história da imprensa nacional compõe uma única história que, reciprocamente, integram um imenso painel de interesses políticos diversos. Base fundamental de sustentação de múltiplos projetos, a imprensa serve de instrumentos para a propagação e legitimação de discursos políticos, quer seja por parte do Estado quer seja por parte daqueles que o combatem. Tendo em vista esse papel político da imprensa, o presente artigo objetiva analisar os meios de comunicação no Brasil observando os discursos políticos presentes nos periódicos brasileiros entre os anos de 1808 (data oficial da formação da imprensa no Brasil) e os anos que antecederam o golpe de 1964.
[Recebido: 09 ago. 2016 – Aceito: 10 nov. 2016]
Downloads
Referências
CARVALHO, Kátia de. Imprensa e Informação no Brasil, século XIX. Ciência da Informação. Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 16, 1996.
DUTRA, Eloy. A Sigla da Corrupção. Ed. Civiliz. Brasileira S.A. Rio de Janeiro, 1963.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988. In: Revista do IHBGB. Rio de Janeiro, 12(16): 551 Out./Dez. 1849.
MARTINS, Ana Regina; LUCA, Tânia Regina. História da Imprensa no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
PIERANTI, Octavio Penna. Nelson Werneck Sodré e “História da Imprensa no Brasil”: uma Análise da Relação entre Estado e Meios de Comunicação de Massa. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília, p. 1-15. 6 a 9, set, 2006.
SANT’ANA, Benedita de Cássia Lima. Periódicos Oficiais Brasileiros e Imprensa de Língua portuguesa em Londres. São Paulo, Revista Ecos, p. 53-72, jun. 2010.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Mauad, 1994.
VON MARTIUS, Karl Friedrich Phillip. Como se Deve Escrever a História do Brasil. O Estado de Direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/EDUSP, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.