Provérbios
fraseologias sob a ótica de gênero
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v4n2.p151Palavras-chave:
Fraseologia, Provérbio, Gênero e representação socialResumo
O artigo “Provérbios: fraseologias sob a ótica de gênero” apresenta uma discussão acerca dos papéis sociais do homem e da mulher, construídos ao longo do tempo, verificados através de alguns provérbios presentes na Língua Portuguesa, os quais são discutidos semanticamente e sugerindo as representações sociais a partir dessas fraseologias. Para isso, fazemos, primeiramente uma discussão teórica sobre conceitos fundamentais para se traçar tal estudo – desde o conceito de Terminologia, passando por discussões sobre fraseologias, provérbios, gênero e representação social. A partir de então, alguns provérbios são analisados, tendo em vista tais representações sociais em relação ao gênero.
[Recebido: 16 fev. 2016 – Aceito: 09 mar. 2016]
Downloads
Referências
DIAS, Claúdia Augusto. Terminologia: conceitos e aplicações. Ci. Inf. Brasília, v. 29, n. 1, p. 90-92, jan./abr. 2000.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121. p. 169-186, jan./abr. 2004.
GROSSI, Miriam Pillar. Identidade de gênero e sexualidade. Disponível em: http://miriamgrossi.paginas.ufsc.br/artigos. Acesso em 22/04/15.
KRIEGER, Maria da Graça; FINATTO, Maria José Bocorny. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.
LAUAND, Jean. 500 provérbios portugueses antigos: educação moral, mentalidade e linguagem. Disponível em: http://www.hottopos.com/vdletras4/jeans2.htm. Acesso em 27/04/15.
LOPES, Ana Cristina Macário. Perspectivas anteriores; Para uma análise semântica e pragmática do texto proverbial. In:Texto Proverbial Português: Elementos para uma análise semântica e pragmática. Dissertação (Doutoramento em Linguística Portuguesa) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 1992, parte I, caP. 1 e 2, p. 9-47).
SILVA, José Pereira da. Alguns provérbios, máximas e frases feitas de origem latina que são bastante comuns entre nós. Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/artigo/4%2812%295476.html. Acesso em 27/04/15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.