Corpo, lugar, poder e afeto no cine mão

parando para vê-los, parando para ouvi-los...

Autores

  • Mário Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v4n2.p37

Palavras-chave:

Cinema, Corpo, Espaço, Afeto

Resumo

O trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Sociologia e procura lançar um olhar sensível sobre um cinema erótico localizado no centro da cidade de Fortaleza. Reduzir as apropriações que os sujeitos fazem desses espaços a um simples reduto de encontros eróticos entre homens que procuram experienciar um momento marcado pelo anonimato, pela liminaridade e pela plasticidade seria incorrer em uma percepção apriorística do lugar, privilegiando a análise da ocorrência de um tipo de cena que ali se processa em detrimento de outras. Parto da premissa de que os “cinemões”, como territórios onde se negociam relações de poder, mas também de afecções, funcionam como um emaranhado de discursos e práticas que tenciona estruturas internalizadas pelos sujeitos no espaço da rua (na cultura) com outras que são produzidas e negociadas no interior do mesmo, sensibilidades que são da ordem do momento, sensibilidades circunstanciais.

[Recebido: 16 fev. 2016 – Aceito: 25 fev. 2016]

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Biografia do Autor

Mário Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-graduando pelo Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa CNPQ. Graduou-se em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve estudos na área de Corpo, Gênero e Identidade.Tem experiência na área de Sociologia da Moda, História Cultural e Design.

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

VASCONCELOS, M. Corpo, lugar, poder e afeto no cine mão: parando para vê-los, parando para ouvi-los... Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 2, p. 37–57, 2016. DOI: 10.30620/gz.v4n2.p37. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3340. Acesso em: 14 nov. 2024.