Diáspora, identidade e deslocamentos em Dany Laferriére

Autores

  • Karla Andrea Cândido Rêgo Soares Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v4n1.p29

Palavras-chave:

Diáspora, Identidade, Deslocamentos, Laferrière, Literatura haitiana

Resumo

Esse artigo propõe estudar como o sujeitoda diáspora é visto na visão do colonizador no romance de Dany Laferrière “Como fazer amor com um negro sem se cansar” (1985). Usando de recortes teóricos do conceito de hibridização, desterritorialização,assim como dos estudos Pós-Coloniais fundamentados por Stuart Hall, Homi Bhabha, Bonnici e outros,sobre cultura, diáspora e identidade cultural. O estudo pretende compreender a representação da identidade do negro na diáspora, de suas manifestações culturais, da concepção de sujeito construída e assumida nesse processo diaspórico. Com isso esse sujeito estabelece uma hegemonia de valores que ele vai compartilhar com essa nova sociedade, estabelecendo parâmetros de interligações entre sua cultura e ado Outro, falando de um entre lugar que segundo Bhabha (1998) gera uma discussão sobre a identidade e o espaço de onde ele sujeito fala.

[Recebido: 19 jan. 2016 – Aceito: 16 mar. 2016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Andrea Cândido Rêgo Soares, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Formada em Pedagogia, Mestranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), sob a orientação da Profa. Dra. Marília Pimentel Contiguiba.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BONNICI, Thomas. Resistência e intervenção nas literaturas pós-coloniais. Maringá: Eduem, 2009.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pósmodernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine Laguarda Resende. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

LAFERRIÈRE, Dany. Como fazer amor com um negro sem se cansar. Trad. Heloisa Moreira e Constança Vigneron. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2012.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOARES, K. A. C. R. Diáspora, identidade e deslocamentos em Dany Laferriére. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 1, p. 29–46, 2016. DOI: 10.30620/gz.v4n1.p29. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3327. Acesso em: 29 mar. 2024.